Itu busca estreitar relações com Complexo Histórico Pateo do Collegio
No dia 21 de setembro, uma equipe da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Itu realizou uma visita ao Complexo Histórico-cultural-religioso Pateo do Collegio, em São Paulo, capital paulista.
A visita teve como objetivos apresentar os trabalhos de pesquisa, preservação e inovação desenvolvidos pela Diretoria de Patrimônio Histórico relacionados ao Patrimônio Cultural de Itu que estão ligados diretamente com a memória da Companhia de Jesus, estreitar as relações entre ambas instituições para projetar futuras ações conjuntas e articular uma aproximação entre o Corpo de Pesquisa e Museologia do Museu Anchieta com o Museu do Regimento Deodoro.
A Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, representada pela equipe da Diretoria de Patrimônio Histórico, composta pelo museólogo Doutor Emerson Castilho e pelo assessor técnico da pasta Eduardo Martins, foi recebida pelo diretor do Complexo histórico-cultural-religioso Pateo do Collegio, Padre Carlos Alberto Contieri e pela coordenadora do Museu Anchieta Carla Galdeano.
Os visitantes conheceram as instalações incluindo o Museu Anchieta, formado por coleções de arte sacra e objetos científicos dos Jesuítas no Brasil. O local conta com peças raras de Itu, entre elas se destacam um acervo de animais taxidermizados da fauna do Vale Médio do Tietê, do século XIX, imagens sacras da Igreja Bom Jesus e do Colégio São Luís, pinturas óleo sobre tela, ornamentos indígenas apropriados e um acervo iconográfico com mais de cinco mil fotos do Colégio São Luís.