Família de adolescente realiza campanha por aparelho de “processador de som”
Caio Oliveira da Silva é um adolescente de 14 anos que, em seu nascimento, foi diagnosticado com surdez profunda, tendo realizado aos três anos de idade um implante coclear.
Desde então, o adolescente vinha se desenvolvendo e, de acordo com sua mãe, Edilene Rodrigues de Oliveira, era bastante ativo, “gostava de dançar, brincar e assistir televisão”, porém há três meses, tudo mudou com a quebra do aparelho de nome técnico “processador de som”, com o mesmo não tendo conserto.
Segundo Edilene, a Unicamp (Universidade de Campinas), responsável por ter fornecido o primeiro aparelho, alega não possuir previsão para fornecimento de um novo equipamento por não haver verba suficiente.
Um novo equipamento receptor custa R$ 55 mil e, com isso, a família de Caio decidiu realizar uma vaquinha online. “Abrimos essa campanha e quem puder ajudar eu serei muito grata”, diz Edilene, que acrescenta. “Estamos passando por um momento muito difícil, o Caio é o meu filho mais velho, tem 14 anos, tenho um outro pequeno de 4 anos e até entre eles está complicado, pois o pequeno fala com ele e ele não entende, ele quer entender aí o pequeno não entende que ele não escuta”.
A mãe de Caio prossegue com o desabafo. “Ele não fala muito bem, fala enrolado, mas é um desenvolvimento aos poucos. E agora parado, o pouco que ele falava está regredindo cada vez mais. Eu como mãe peço imensamente, quem puder ajudar ajude, porque é uma luta que já dura um tempinho”.
Segundo Edilene, com a quebra do receptor, o comportamento de Caio mudou. “Agora ele passa o dia inteiro no quarto, na cama, escrevendo alguma coisa e hoje se a gente está conversando em três, quatro pessoas, ele sai de perto, não consegue ouvir, falar e sente péssimo e a gente mais ainda, por não poder fazer nada”.
Os professores de Caio, que mora no bairro Potiguara e estuda na Escola Estadual “João Antônio Motta Navarro”, também estão auxiliando na campanha pela aquisição do aparelho. “Que Deus nos ajude. Graças a Deus, as pessoas estão se envolvendo bastante. Todo mundo está colaborando um pouquinho”, acrescenta a mãe.
Os interessados em auxiliar na campanha, basta acessar o link: http://vaka.me/2444711. Mais informações pelo Instagram: @ajudeocaioitu.