Itu se destaca novamente no Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios
O município de Itu é destaque novamente no Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios. Na edição 2021, a cidade conquistou importantes posições em dois segmentos econômicos nos quais não era apontada no ano anterior. São eles: Agropecuária e Mercado Imobiliário, respectivamente, na 55ª e 72ª posições. Itu também obteve novos postos nos segmentos de Serviços e Indústria, tendo subido da 99ª para a 95ª colocação no primeiro deles e da 28ª para 24ª no segundo.
“O Ranking revela o resultado do que foi planejado por nossa equipe para a retomada das atividades após o ápice da pandemia de Covid-19. Quanto a Itu ser apontada nos segmentos da Agropecuária e Mercado Imobiliário, não se trata de uma surpresa, mas da concretização de um trabalho que teve início em 2017 pela atual administração municipal”, afirmou o prefeito Guilherme Gazzola (PL).
Produzido anualmente pela Urban Systems para a revista Exame, o estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios é realizado por meio da análise de indicadores e dados dos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes (estimativa populacional IBGE 2020), o que totaliza 326 cidades e uma população de 121.9 milhões de habitantes. O Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios avalia, desde 2014, os municípios mais atrativos para o desenvolvimento de negócios, considerando condições específicas.
Mais competitivas
A cidade de Itu está representada novamente em um ranking nacional que indica as melhores cidades do país. Desta vez, o município figura no grupo dos 100 mais competitivos do Brasil, de acordo com CLP (Centro de Liderança Pública). O levantamento que foi divulgado faz parte do Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado com objetivo de avaliar 65 indicadores fundamentais para a promoção da gestão pública.
Na região, Itu é a única cidade de seu porte a estar presente no índice, estando acompanhada apenas de municípios maiores como Sorocaba, Campinas e Indaiatuba. Dos 100 municípios selecionados, praticamente metade está no Estado de São Paulo, devido à oferta de estrutura de serviços públicos como educação, saúde, segurança, saneamento, meio ambiente e economia no país.
“Durante a retomada pós-pandêmica, esta é a segunda vez que temos nossa cidade num lugar de destaque nacional, do qual nunca deveria ter saído. Na semana passada, fomos apontados no Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios, publicado pela revista Exame. Agora ficamos entre os 100 municípios mais competitivos do Brasil, segundo o CPL, neste levantamento com 50% de cidades paulistas. Isso comprova que estamos no rumo certo em nossa gestão e sintonizados com o futuro de nosso Estado também”, comenta o prefeito, Guilherme Gazzola.
O levantamento do CLP levou em consideração 411 cidades brasileiras, englobando cerca de 60% da população. O Ranking de Competitividade dos Municípios está em sua segunda edição, sendo realizado por meio da metodologia SEALL e se destacando como uma oportunidade de fomentar boas práticas de governança pública.