Correios recebem cartinhas de Natal

Este ano, e mais uma vez, os Correios estão promovendo a campanha de Natal, onde crianças e adolescentes carentes podem mandar – de forma online – cartinhas com pedidos para o Papai Noel.

A campanha teve início em 11 de novembro e vai até 10 de dezembro para envio das cartinhas pelo blog blognoel.correios.com.br e até 17 de dezembro, para a adoção e entrega dos presentes na agência por parte dos padrinhos.

Como funciona – As crianças escrevem as cartinhas que devem ser fotografadas ou escaneadas e enviadas ao blog, onde serão catalogadas e analisadas pelos funcionários do Correio. Assim que aprovadas essas cartinhas ficam no blog onde os padrinhos poderão ter acesso, escolher a cartinha que mais lhe agradar e adotar. Assim que adotada, o padrinho envia o presente para a agência.

Podem participar alunos matriculados em escolas públicas, até o 5º ano, crianças em situação de vulnerabilidade social, com até 10 anos de idade, e crianças com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial (independentemente da idade).

Não há idade mínima (em casos de crianças não alfabetizadas, os pais ou responsáveis podem escrever as cartinhas com desenhos das crianças).

Os interessados em adotar precisam acessar blognoel.correios.com.br, clicar em “Adoção On-line” e seguir o passo a passo. A entrega dos presentes por parte dos padrinhos deve ser feita presencialmente na agência dos Correios, sempre mantendo os protocolos de segurança.

A reportagem do Periscópio manteve contato com o gerente da Agência Itu, Adilson de Barros, que mostrou as várias cartinhas já recebidas no “blognoel”. Ele disse que “nós fazemos uma espécie de triagem e descartamos cartinhas que estejam fora dos padrões”. Os Correios esclarecem que embora os pedidos relacionados sejam preferencialmente de brinquedos, material escolar e roupas, cartas com pedidos como bicicletas, skates, celulares e tablets não são descartados. Cartas com esses pedidos podem ser acessadas e visualizadas no blog.

Segundo Adilson, “passam mesmo cartas de pessoas carentes e tem mais um detalhe: não aceitamos nenhuma cartinha que contenha qualquer foto da criança”. Os Correios lembram que as cartas com fotos de crianças não são aceitas com o objetivo de proteger a identidade das crianças. Além disso, como forma de proteger a criança e a sua privacidade, os Correios, em atendimento à recomendação do Ministério Público, não divulga os dados de localização da criança. Os Correios são os únicos responsáveis pela entrega das encomendas.

Há 32 anos os Correios, com essa campanha e o engajamento da sociedade, fazem a maior campanha natalina do país e o Natal de milhares de crianças mais feliz.