Itu sedia 4º Encontro “Mulheres na Pesca”
O Parque Maeda, localizado em Itu, sediará no próximo dia 9 de abril o 4º Encontro “Mulheres na Pesca”, destinado a pescadoras profissionais, amadoras e entusiastas da atividade. O evento é exclusivo para mulheres e já está com inscrições encerradas.
O encontro é promovido pelo grupo Mulheres na Pesca, que reúne pescadoras de diversas regiões do Brasil. O intuito do grupo é difundir a cultura da pescaria entre o público feminino e mostrar que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive nas beiras dos lagos e tanques. O grupo é formado por pescadoras de diversas idades que se reúnem periodicamente para praticar o hobby que mais amam: a pesca.
Antes uma atividade dominada por homens, a pescaria está se tornado cada vez mais democrática e acessível, atraindo mulheres, crianças, idosos, jovens e famílias inteiras. Os torneios de pesca sediados pelo Parque Maeda, por exemplo, recebem muitos casais de pescadores que se destacam nas disputas e que inclusive já faturaram o prêmio maior do torneio. Além disso, o parque tem registrado, nos últimos tempos, presença feminina cada vez maior em seus tanques de pesca. Mulheres que, sozinhas ou acompanhadas, juntam as tralhas e partem rumo ao pesqueiro.
Sávia Neres, organizadora do Mulheres na Pesca, explica que muitas buscam a atividade como uma terapia. “Muitas chegam até nós por conta da depressão, da ansiedade, do estresse da rotina ou por algum problema familiar como divórcio, por exemplo, e acabam se apaixonando pela pescaria. Há casos, também, de mulheres com doenças graves que encontraram neste hobby um alento para suas dores e angústias. Além de uma nova habilidade, elas descobrem um novo propósito e fazem amizades para a vida toda. Somos uma família”, diz Sávia.