Policial Civil fica ferido durante operação
Na tarde da última quinta-feira (24), dois rapazes de 25 anos e 19 anos foram presos e dois adolescentes de 15 anos e 14 anos acabaram detidos suspeitos de traficar drogas, durante uma operação da Polícia Civil. Durante a ação, uma das autoridades acabou ferida. O caso ocorreu nas cidades de Itu e Jundiaí.
De acordo com registros em boletim de ocorrência, após meses de investigações a Polícia Civil obteve informações de que a “biqueira” do bairro Jardim Eridano, em Itu, seria abastecida por drogas vindas da cidade de Jundiaí. Para garantir o sucesso da operação, um grupo de policiais se deslocou para o Jardim Eridano, enquanto outro grupo se dirigiu para o bairro Tupi, em Jundiaí.
No Jardim Eridano, as autoridades surpreenderam os adolescentes e o jovem de 19 anos, encontrando em poder deles 23 porções de crack e 37 de cocaína. Já em Jundiaí, os policiais localizaram o suspeito de gerenciar o tráfico no bairro ituano, conduzindo um Fiat/Punto cinza. Porém, este notou a presença dos policiais e conseguiu fugir, com as autoridades abordando então um rapaz de 26 anos que se aproximava. Em seu poder, as autoridades encontraram 70 porções de cocaína e 140 porções de crack.
Durante a abordagem, entretanto, o rapaz teria reagido contra os policiais, além de incitar que populares agredissem as autoridades, que tentavam algemar o indivíduo, além de conter os vizinhos do suspeito. Foi durante a confusão que os policiais ouviram, vindo da multidão, um estampido, típico de disparo de arma de fogo e, logo em seguida, uma das autoridades viu que um dos policiais estava ferido no rosto.
Devido à agressão, os policiais então efetuaram alguns disparos, o que acabou afastando a população por alguns instantes. Nesse momento, eles conseguiram algemar o homem e acionar apoio da Polícia Militar, que chegou ao local e auxiliou a conter os populares. No bolso do suspeito foi localizada a chave de um veículo que estava no estacionamento do conjunto habitacional do bairro em que ocorreu a abordagem.
Em revista no interior do veículo, os policiais encontraram 28 porções de crack e 16 de cocaína. Diante dos fatos, os indivíduos maiores de idade receberam voz de prisão foram conduzidos à Delegacia Central de Itu, permanecendo à disposição da Justiça, assim como os menores que foram apreendidos conforme as normas estipuladas pelo Estatuto da Criança e dos Adolescente (ECA). De acordo com o apurado pela reportagem do Periscópio, o Policial Civil feriado na ação passa bem.