Falece o professor Roberto Machado de Carvalho
A Acadil – Academia Ituana de Letras lamentou, em nota divulgada nesta segunda-feira (18), o falecimento de um de seus membros fundadores, ocupante da cadeira nº 24, Roberto Machado de Carvalho, aos 90 anos, ocorrido no Domingo de Páscoa (17). Ituano, estudou no Instituto de Educação Regente Feijó, onde diplomou-se professor.
Ele era licenciado em História e Geografia pela FFLCH (USP) e, assim, atuou como professor do Ensino Público Estadual por trinta anos, além de faculdades em Itu e São Paulo. Estudioso da história de Itu e do interior paulista dedicou sua vida à produção de perfis biográficos e históricos.
É autor da biografia da Venerável Madre Maria Teodora Voiron, de João Tibiriçá Piratininga, Padre Bento Dias Pacheco e Francisco Nardy Filho. Publicou também livros sobre a Convenção Republicana de Itu e sobre a Escola Estadual “Regente Feijó” de Itu.
Em 2012, reuniu os principais artigos em jornais na obra “Quatro séculos de Itu”. Roberto tinha como patrono o Dr. Antonio de Almeida Prado. A Acadil decretou luto oficial por três dias.