Centro de Estudos do Museu Republicano terá recital com pianista

Maria José Carrasqueira é dona de uma sólida carreira internacional (Foto: Divulgação)

O Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano (Rua Barão do Itaim, 140, Centro Histórico de Itu) recebe o “Recital Ernesto Nazareth” com a apresentação da pianista Maria José Carrasqueira neste sábado (30), às 16h. Oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o concerto terá entrada franca. Mas serão obrigatórios a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 e o uso de máscara.

Já no domingo (1º de maio), às 10h, com o apoio da Assatemec – Associação Amigos do Teatro e Escola de Música Eleazar de Carvalho –, a pianista Maria José Carrasqueira realiza, no Teatro Maestro Eleazar de Carvalho (Temec), localizado na Rua Cuiabá, 61, Bairro Brasil, no Centro, uma masterclass que terá como tema as “Origens da Música Brasileira”.

A masterclass será uma trajetória por várias vertentes musicais que vieram desembocar num país naturalmente poroso culturalmente, permitindo o nascimento e o desenvolvimento de múltiplas manifestações musicais, que colocam o Brasil como um dos países mais plurais nessa manifestação artística. As vagas são limitadas. Informações sobre a palestra pelos telefones (11) 4022-0206 ou (11) 98567-1247.

Sobre a pianista

Dona de uma sólida carreira internacional, Maria José Carrasqueira desenvolve uma intensa atividade como solista, camerista e professora convidada, atuando nos USA, Escandinávia, Europa e América Latina. Foi docente da Unicamp, da Escola Superior de Música Santa Marcelina e a da Universidade São Judas Tadeu, além de ministrar cursos e palestras em universidades dos Estados Unidos, como a Harvard, e o Berklee College of Music.

Solista frente a importantes orquestras brasileiras, idealizadora e produtora da “Série Régia Música”, selo Paulinas Comep-SP, é a responsável pelas edições dos álbuns “O melhor de Pixinguinha” e “O livro de Pattápio Silva” (Irmãos Vitale), além de uma extensa revisão crítica dos “Vinte Estudos para Piano” de Camargo Guarnieri.