Procissão de Santa Rita atrai milhares ao Centro de Itu
Após dois anos devido à pandemia de Covid-19, tradicional procissão em louvor à Santa Rita voltou a ser realizada nas ruas centrais da cidade na tarde do último domingo (22).
Mesmo com a procissão ocorrendo de forma motorizada em 2020 e 2021, a tradição foi retomada de fato neste ano. Após dois anos de incertezas e preocupações, os fiéis puderam enfim praticar o ato de fé como sempre ocorreu até 2019. Alguns com máscaras outros sem, mas todos com um só objetivo: louvar Santa Rita.
A emoção que cada participante da procissão carregava era “palpável”. Milhares de pessoas fizeram o acompanhamento da imagem da Santa das Causas Impossíveis, carregada no andor. Os fiéis fizeram diversas orações, agradecendo por graças alcançadas ou realizando pedidos à santa de devoção.
Ao final da procissão, que neste ano ocorreu em sentido contrário, foi promovido pelo padre Francisco Carlos Caseiro Rossi, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, o tradicional sermão e a benção das rosas.
Ao Periscópio, José Luiz Benedetti, presidente da Associação Ituana do Grupo Remido de Festeiros de Santa Rita de Cássia, comentou a retomada. “É difícil de prever número de pessoas [participantes da procissão], mas era muita gente participando com muita fé e emoção, caminhando pelas ruas em oração”, destaca. O certo é que milhares de pessoas estiveram presentes no evento, que marcou a retomada presencial da procissão.