Cinerama: Lightyear

Buzz Lightyear e Sox fazem uma dupla divertida no novo filme da Pixar (Foto: Divulgação)

Aventura/Animação, 2022
Direção: Angus MacLane | Em cartaz no Cine Plaza

Nota: ★★★

O novo filme da Disney e da Pixar está em cartaz e traz um velho conhecido do grande público. Mas esse não é bem o Buzz Lightyear que já conhecemos bem, mas o personagem de um longa que inspirou o boneco de “Toy Story” – pelo menos naquele universo ficcional.

A ideia é interessante, mas a nova produção está longe de ser uma das melhores coisas feitas pela Pixar. Aliás, talvez esteja lá naquele limbo composto por “Valente” e “Carros”, que são obras que ninguém liga. Não é ruim, mas não chega aos pés dos longas que apresentaram Buzz  efetivamente.

Isso porque falta coração à trama, que mostra o patrulheiro espacial em uma aventura para levar sua tripulação de volta à Terra. O roteiro até tenta colocar isso, destacando temas como “família” e “parceria”, só que tudo é bem raso. A competente animação mostra apenas uma aventura genérica, que entretém diversos públicos, mas dialoga mesmo apenas com as crianças – diferentes de um “Toy Story 3” ou “Divertida Mente”, por exemplo, que traz subtrama potentes para os marmanjos.

Mas o filme tem alguns momentos bacanas e personagens interessantes, como o gato-robô Sox, que é bem divertido. Só que no fim de tudo, “Lightyear” é cinema-pipoca feito pra vender novos bonecos de um personagem que é um boneco. P.S.: a dublagem de Marcos Mion me surpreendeu positivamente!

STREAMING

Medida Provisória
Num futuro distópico no Brasil, uma medida provisória autoriza a transferência compulsória de qualquer pessoa com traços afrodescendentes para o continente africano como uma forma de “reparação histórica” pela escravidão. Um grupo de negros brasileiros, porém, se mantém na resistência. Esse é o plot básico de ”Medida Provisória”, estreia de Lázaro Ramos na direção. O filme tem uma pegada claramente inspirada na série “Black Mirror” e conta com algumas atuações fortes, principalmente de Thaís Araújo e Seu Jorge. Porém, tem discurso extremamente raso em alguns momentos. O tom de paródia, muitas vezes, não funciona e o filme acaba sendo caricatural. Uma pena, pois sua mensagem é importante e merecia reverberar de forma melhor. Tem no Google Filmes (para locação ou compra digital). Nota: ★★★