Vereadores de Itu opinam sobre apoio do prefeito ao presidenciável Ciro Gomes

Encontro no dia 25 de maio reuniu pré-candidatos do PDT e definiu apoio de Gazzola a Ciro Gomes (Foto: Divulgação)

No dia 25 de maio, o pré-candidato à presidência da República Ciro Gomes (PDT) esteve em Itu para um encontro com seus correligionários. A reunião ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores de Itu e reuniu diversos apoiadores. Entre eles, o prefeito municipal Guilherme Gazzola (PL) que, em seu discurso, afirmou ser o presidenciável do PDT a única via capaz de mudar o Brasil. Gazzola também já havia declarado apoio ao atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB).

Para entender a repercussão política que a declaração do prefeito causou no município de Itu, a equipe do Jornalismo CEUNSP entrou em contato com os vereadores da cidade. Questionamos sobre o fato e suas preferências políticas para as eleições de outubro.

O presidente da Casa de Leis, Mané da Saúde (PDT), afirmou que também apoiará Ciro Gomes. “Eu apoio o Ciro, não por ser do meu partido, mas por concordar com as propostas de governo apresentadas. Não apoio à reeleição o Rodrigo Garcia (PSDB) pelo fato de existir pré-candidato próprio ao (governo do) Estado pelo partido PDT [Elvis Cezar]”, concluiu.

Célia Rocha (PL) diz que ainda vai analisar os candidatos. “Mas nada impede que seja Gomes. A análise que faço é sempre pensando no país, no estado e principalmente na nossa cidade”, e completou: “Para o estado é o (Rodrigo) Garcia, pela demonstração de investimento na cidade”. Os vereadores Luisinho Silveira (MDB), Dito Roque (PL), Thiago Gonçales (PL) e Marcos Moraes (União Brasil) disseram estar avaliando os candidatos para tomar uma posição.

Nomino da Rádio (Cidadania) diz não ter afinidade com o projeto eleitoral de Ciro Gomes e que sempre deixou clara sua simpatia pela reeleição do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), mas respeita a posição do prefeito.

Maria do Carmo (PSC) e José Galvão (União Brasil) frisaram não fazer parte da base aliada e que não acompanharão o apoio do prefeito, sendo ambos apoiadores de Tarcísio de Freitas (Republicanos) à eleição estadual e possivelmente a Jair Bolsonaro (PL).

Já o vereador Eduardo Ortiz (MDB) comentou que não definiu seu candidato à presidência e está analisando os nomes, porém apoiará Vinícius Poit (NOVO) para o Governo do Estado. Os vereadores Patrícia da ASPA (PSD), Donizetti André (Republicanos) e Sérgio Castanheira (Cidadania) não responderam nossas perguntas.

Edição: Letícia Petrelli | Texto e reportagens: Caio Bernal, Júlia Lima Vieira, Luís Gustavo Camargo e Ricardo Vitorino