De olho nas Eleições: apoios, vices e definições

APOIO – O deputado federal André Janones (Avante-MG) retirou sua pré-candidatura à presidência da República e irá apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições. Segundo Janones, a campanha do petista se comprometeu a encampar as propostas apresentadas por ele, como o Auxílio Emergencial de R$ 600.

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação


NA BANCADA – O presidente Jair Bolsonaro (PL) reconsiderou e disse que participará de uma entrevista no “Jornal Nacional” na bancada do programa. Ele não queria dar a entrevista na sede da Globo, mas resolveu mudar de ideia e agora decidiu seguir as regras impostas pela emissora. Em 2014, o JN entrevistou a então presidente Dilma Rousseff (PT) no Palácio do Planalto.

Foto: Reprodução


VICE – O governador Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou o deputado federal Geninho Zuliani (União Brasil) como candidato a vice em sua chapa para concorrer à reeleição. Cotado anteriormente, o ex-secretário da Saúde da cidade de São Paulo, Edson Aparecido (MDB), será candidato ao Senado pela coligação. Zuliani já foi prefeito de Olímpia/SP.


VICE 2 – Quem também anunciou vice foi a pré-candidata à presidência da República, senadora Simone Tebet (MDB-MS). Ela terá ao seu lado a também senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP). O nome de Mara, que já vinha sendo ventilado há alguns dias, foi oficializado em evento no diretório tucano de São Paulo na última terça-feira (02).

Foto: Reprodução/Instagram


VICE 3 – O PDT anunciou nesta sexta-feira (05) a vice-prefeita de Salvador/BA, Ana Paula Matos, como candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes nas eleições deste ano. O anúncio aconteceu no último dia previsto para a definição das chapas. Ciro terá uma chapa “puro sangue”, apenas com o PDT.


DEFINIÇÃO – O União Brasil, partido resultante da fusão entre DEM e PSL, oficializou ontem (05), em convenção realizada em São Paulo, a escolha da advogada Soraya Thronicke como candidata à Presidência da República. A senadora pelo Mato Grosso do Sul substituirá Luciano Bivar, presidente do partido e até então nome escolhido para concorrer ao cargo – mas que desistiu da disputa.


DEFINIÇÃO 2 – Com isso, até o fechamento desta coluna no início da tarde de ontem (05), os candidatos a presidente são: Ciro Gomes (PDT), Eymael (DC), Felipe D’Avila (Novo), Jair Bolsonaro (PL), Leonardo Péricles (UP), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (UB) e Vera Lúcia (PSTU).


POOL – Representantes de emissoras de rádio e televisão e partidos se reuniram na quinta-feira (04) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para discutir os procedimentos de atuação do pool de emissoras e do recebimento de mídias referentes à propaganda eleitoral. No 1º turno das eleições, o horário eleitoral gratuito será exibido de 26 de agosto a 29 de setembro. Em caso de 2º turno, será transmitido de 7 a 28 de outubro.


CÓDIGO – Representantes técnicos das Forças Armadas indicados pelo Ministério da Defesa iniciaram na quarta-feira (03) a inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica. A abertura dos códigos-fontes é uma atividade obrigatória realizada pelo TSE antes de cada eleição, e é uma das ações iniciais do Ciclo de Transparência Eleitoral. Os dados podem ser inspecionados por entidades desde outubro do ano passado.

Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE