De Olho nas Eleições: motociata, erro e pesquisa

VOTO – O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello disse na quinta-feira (11) ao portal UOL que votará no presidente Jair Bolsonaro  em um eventual segundo turno contra o ex-mandatário Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na avaliação do jurista, o governo federal buscou “dias melhores”.

Foto: José Cruz/Agência Brasil


MOTOCIATA – O Sindimoto-SP (Sindicato dos Motoboys de São Paulo) cogita fazer uma motociata pró-Lula “em um momento oportuno da eleição”, segundo o presidente Gilberto Almeida dos Santos. O ato é inspirado nas motociatas promovidas com constância pelo presidente Jair Bolsonaro.


ERRO – O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) disse na quinta (11) que foi um “simples erro de preenchimento de formulário” sua autodeclaração como branco ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Há quatros anos, quando disputava na chapa de Bolsonaro, ele havia se declarado como indígena. Hoje ele concorre ao Senado pelo Rio Grande do Sul.

Foto: Romério Cunha/Divulgação


FISCAIS – O Ministério da Defesa pediu ao TSE na última quarta-feira (10) a inclusão de nove militares no grupo que fiscalizar a seguranças das urnas eletrônicas. Em ofício, o ministro Paulo Sérgio Nogueira afirmou que os indicados têm “conhecimentos específicos em linguagem de programação”.


PESQUISA 1 – Pesquisa Genial/Quaest divulgada na quinta-feira mostrou que o ex-ministro Fernando Haddad (PT) está à frente na corrida eleitoral no Estado de São Paulo, com 34% das intenções de voto. Em seguida, estão o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o governador Rodrigo Garcia (PSDB), empatados com 14%.

PESQUISA 2 – A pesquisa realizou 2.000 entrevistas presenciais de 5 a 8 de agosto de 2022 e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com os números SP-02135/2022 e BR-07655/2022. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%.


PROS – O TSE decidiu na quarta-feira, por 4 votos a 3, manter a decisão do ministro Ricardo Lewandowski que devolveu o comando do PROS (Partido Republicano da Ordem Social) ao grupo que apoia a candidatura do ex-presidente Lula. A Corte determinou que Eurípedes Jr. permaneça na presidência do partido. Com isso, a candidatura de Pablo Marçal à presidência não deverá vingar, com a sigla apoiando o petista já no 1º turno.


CRÍTICAS – O candidato Ciro Gomes (PDT) disse que o ex-presidente Lula é a “expressão absolutamente igual” do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e que o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro, é “louco, criminoso e genocida”. O pedetista deu as declarações na terça-feira (09) em entrevista ao jornal britânico “Financial Times”.

Foto: Pedro Dimitrow/Divulgação


DEMOCRACIA – Artistas gravaram vídeo com a leitura da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, manifesto organizado pela Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo). Nomes como Fernanda Montenegro, Anitta, Chico Buarque, Wagner Moura e Christiane Torloni participaram da campanha.

Foto: Reprodução