Conheça os candidatos da cidade de Itu
A campanha eleitoral começou na última terça-feira (16) e um dia antes, segunda-feira (15), foi o prazo máximo para que as coligações registrassem os candidatos. Em São Paulo, foram 1.517 pedidos de candidatura para deputado federal e 2.033 para deputado estadual, segundo dados consultados na tarde de ontem (19) pelo JP junto ao sistema de divulgação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Desse montante, ao menos 13 são nascidos ou moradores de Itu. Sete concorrerão a uma das 70 cadeiras paulistas na Câmara dos Deputados, enquanto outros seis tentarão ser um dos 94 deputados estaduais na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Nesta semana, a reportagem do JP e a equipe do Jornalismo CEUNSP procuraram os candidatos de Itu e traz, nesta edição, um apanhado com informações de todos eles. Alguns candidatos, porém, não enviaram as informações a tempo, mas o jornal irá nominá-los e trará as informações principais. A reportagem também se coloca à disposição de algum candidato que não foi citado. Para isso, basta entrar em contato pelo e-mail redacao@jornalperiscopio.com.br.
Deputados federais
m dos nomes envolvidos é o do ex-vice-prefeito Dr. Caio Gaiane (Podemos). Aos 60 anos, o médico cardiologista é candidato a deputado federal. Ele enviou um e-mail o JP na semana passada para anunciar sua candidatura. Morador de Itu desde 2018, o paulistano Eduardo Santos (Patriota), de 47 anos, também é candidato a federal.
Ex-deputado federal e na vida política desde 1982, o Missionário José Olímpio (PL), 65 anos, ligado à Igreja Mundial do Poder de Deus, tentará voltar ao cargo que já ocupou. Atualmente, ele que já foi vereador em Itu ocupa uma cadeira na Câmara de Vereadores da capital paulista.
A ex-deputada estadual Rita Passos (Republicanos), 61 anos, também tentará concorrer a uma cadeira no Congresso federal. Ela esteve na Alesp por três mandatos, foi primeira-dama de Itu e secretária de Desenvolvimento Social de São Paulo, tendo comandado a Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana em 2019.
Outro nome de Itu que concorre a deputado federal é Odair Jesus (Avante), 51 anos. Nascido e criado em Itu, Odair Jesus, há cerca de 18 anos, iniciou um projeto social no Cidade Nova voltado ao esporte durante a infância e adolescência. Foi candidato a vereador em 2020. Policial federal nascido em Itu, mas morando em Sorocaba, Vladimir Arruda (Novo), 51 anos, também é candidato a deputado federal.
Por fim, a cidade também está representada em uma candidatura coletiva para deputada federal. Trata-se da ituana Marcella Millano (PT), 35 anos, que integra o Coletivo Elas – que tem a vereadora sorocabana Iara Bernardi como representante. Ao todo são 10 mulheres. Marcella psicóloga em atuação e trabalhou em assistência social junto a pessoas com deficiência.
Deputados estaduais
Já para a Alesp são seis nomes envolvidos na disputa em Itu. Um deles é Carlinhos Boarini (PP), 59 anos, que está na vida pública desde 1997, sendo chefe de gabinete, secretário de Turismo e assessor parlamentar na Alesp. Formado em Administração e Direito, é caso e pai de dois filhos.
Candidata a vereadora em Cabreúva em 2012, Claudia Montanari (PSOL), 54 anos, pela segunda vez disputa um cargo político, desta vez como deputada estadual pela cidade de Itu. Ela é farmacêutica e atua pelo SUS em Cabreúva há 22 anos. Atualmente é conselheira eleita no Conselho Regional de farmácia, desde 2016, sendo reeleita em 2019.
O investigador Moacir Cova (PSC), 49 anos, também é candidato a estadual. Atualmente, ele ocupa uma cadeira na Câmara de Vereadores, durante licença da titular Maria do Carmo Piunti. Rodrigo Moraes (PL), 37 anos, está em seu terceiro mandato como deputado estadual e tenta a recondução à Alesp. É filho de José Olímpio e formado em Direito.
Sempre envolvido no meio político, Francisco Ueliton de Nascimento, mas conhecido como Vando Thoka (Republicanos), 51 anos, já foi candidato duas vezes a vereador em Itu, quando recebeu o convite da candidata ao senado Janaina Pascoal (PRTB) e agora tenta ser deputado estadual.
Por fim, Itu também registra a candidatura da jornalista Monica Seixas (PSOL), 36 anos, que encabeça a candidatura coletiva “Pretas”, só com mulheres negras. Ela foi eleita em 2018 como deputada estadual pela Bancada Ativista, primeiro mandato coletivo do Estado de São Paulo, recebendo aproximadamente 150 mil votos e ficando entre as 10 candidaturas mais votadas.
Colaboraram: Gabriela Araújo, Agenor Neto e Gabriel Piccinini
Candidatos a deputado estadual por Salto, SP.