Munícipes reclamam de segurança em trânsito em cruzamentos no Centro
Na tarde da última segunda-feira (12), um acidente de trânsito no cruzamento das ruas Convenção e Quintino Bocaiúva, nas imediações da Praça Conde de Parnaíba, no Centro de Itu, causou preocupação e gerou reclamações de munícipes. Além do trecho acima, outro ponto de reclamação também fica situado nas imediações da praça: o cruzamento das ruas Convenção e Pedro de Paula Leite.
De acordo com os reclamantes, motoristas e motociclistas não estão respeitado a sinalização, originando assim os acidentes. Nas imediações pontos mencionados, existem três instituições de ensino [Convenção de Itu, Colégio Progresso e IBAO), além de um clube (Associação Atlética Ituana), uma Unidade Básica de Saúde e o Cila (Centro Ituana de Letras e Artes), que gera um grande fluxo.
A reportagem do Periscópio esteve na tarde da última quarta-feira (14) no horário de saída dos alunos da Escola Convenção de Itu e constatou o grande fluxo de veículos, porém, no momento em que estava no local, não ocorreu nenhum acidente, com o trânsito “fluindo”.
Tio de duas crianças de sete e oito anos, o garçom Adrian Javier demonstrou preocupação com trânsito local. “Gostaria que melhorasse a segurança para as crianças. A implantação de semáforo daria um pouco mais de segurança, pois é muito preocupante”, disse.
Pai de um menino de 9 anos, o desempregado Júlio César Pereira recordou do acidente ocorrido na segunda-feira (12) e destacou. “É muito perigoso aqui, não tem semáforo. Esse cruzamento [Rua Convenção com a Rua Quintino Bocaiúa] deveria ter um semáforo, porque crianças pequenas passam por aqui”, comentou.
Diretor de eventos da Associação Atlética Ituana, Sérgio Borda deixou seu relato. “Aqui nós temos dois pontos muito sensíveis a acidentes. São lugares em que os acidentes são recorrentes. Nós temos escolas, deveriam buscar soluções para minimizar esses acidentes, porque o pessoal acaba não respeitando o ‘pare’ e acaba se excedendo. Semanalmente temos acidentes aqui, alguns até com gravidade”, afirma.
“É uma preocupação nossa, temos os associados, os frequentadores e é uma preocupação para toda a população.Eu acho que deveria se pensar em um semáforo. Seria necessário”, destaca Borda.
Diante das reclamações apresentadas, o JP questionou a Prefeitura de Itu que, por meio de nota, informou que “conforme consta no próprio questionamento, os cruzamentos em questão já são sinalizados e, o que está havendo, é o desrespeito por parte dos condutores de veículos automotores. Independente disso, o Departamento de Trânsito informa que vem realizando intervenções normativas na região central da cidade, com aprimoramento da sinalização de solo e vertical, assim como com a expansão do sistema binário de vias”.
Ainda em nota, a administração municipal informa que “os cruzamentos mencionados fazem parte da área mencionada e passam por avaliação para a análise de possíveis alterações”.