De Olho nas Eleições: visita, pesquisa e autorização

EM SOROCABA – O presidente da República e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) esteve em Sorocaba na última terça-feira (13) para compromissos de campanha. Um grande público acompanhou as falas de Bolsonaro, que esteve acompanhado de políticos apoiadores, como o candidato ao Governo de SP Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Foto: Gabriela Almeida/g1

EM SOROCABA 2 – Após realizar uma “motociata” pelas ruas sorocabanas, Bolsonaro fez um comício na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro. Lá, ele recebeu uma homenagem do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), foi saudado pelos seus apoiadores e atacou o ex-presidente e adversário político Lula (PT), que lidera as pesquisas de intenção de voto.


PESQUISA – Mais uma pesquisa Datafolha foi divulgada e o cenário é praticamente o mesmo da semana passada. Lula lidera com 45%, enquanto Bolsonaro recuou para 33%. No segundo turno, o petista vence por 54% a 38%. O levantamento, encomendado pela Folha e pela TV Globo, ouviu 5.926 eleitores em 300 cidades. Ele foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-04099/2022.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil


AUTORIZADO – O TSE aceitou o registro de candidatura de Padre Kelmon (PTB) à Presidência. Kelmon foi indicado pelo partido após o ex-deputado Roberto Jefferson ter a candidatura barrada. A chapa também será composta pelo candidato a vice-presidente Pastor Gamonal (PTB). Antes de substituir a candidatura de Jefferson, a legenda indicou Kelmon como candidato a vice-presidente.

Foto: Divulgação/PTB


AUTONOMIA – Os ministros do TSE endossaram a três decisões da ministra Maria Claudia Bucchianeri, estabelecendo o entendimento jurídico de que os veículos de comunicação têm autonomia para estabelecer as regras das entrevistas com candidatos a cargos eletivos.

AUTONOMIA 2 – Duas das decisões da ministra Maria Cláudia foram motivadas por pedidos da candidata à presidência da República Soraya Thronicke (União Brasil), que solicitou que as emissoras TV Globo e Record TV fossem obrigadas a entrevistar outros candidatos à presidência da República além dos quatro primeiros colocados nas pesquisas.


INTEGRIDADE – Eleitores de 19 unidades da federação serão convidados a participar de parte do teste de integridade que o TSE realizará nas eleições deste ano para avaliar a confiabilidade do sistema de identificação biométrica nas urnas eletrônicas. Aprovado pelo plenário da Corte, o projeto-piloto acrescentará a identificação biométrica dos eleitores ao teste de integridade a que o TSE submete as urnas eletrônicas desde 2002.

Foto: José Cruz/Agência Brasil


CONTAS – Os candidatos à Presidência da República e aos demais cargos em disputa nas eleições de outubro entregaram ao TSE a prestação parcial de contas de campanha. O prazo estabelecido pela legislação terminou na terça-feira (13). A íntegra dos gastos feitos até o momento pelos candidatos está disponível na plataforma DivulgaCand, mantida pelo TSE.

CONTAS 2 – Ao clicar no link dos candidatos, é possível acessar o extrato de receitas e despesas realizadas pelas campanhas até 8 de setembro. Conforme levantamento do TSE, 24,9 mil candidatos em todo o país enviaram a prestação de contas à Justiça Eleitoral. O número equivale a 85,8% do total de 29 mil candidaturas às eleições de outubro.