Há 31 anos, vendaval destruiu parte de Itu
Há 31 anos, mais precisamente no dia 30 de setembro de 1991, o tornado mais forte já registrado em São Paulo até então acontecia em Itu, com ventos que chegaram a 300km/h.
Na escala Fujita, que mede a intensidade dos tornados e vai de F-0 a F-5, o que passou pela cidade foi classificado como F-3 e deixou um rastro de destruição com grande prejuízo material, além de ter registrado 15 mortes, mais de 200 feridos e um grande número de desabrigados.
Dez dos mortos foram vitimados dentro de um ônibus de estudantes que percorria a Rodovia Santos Dumont (SP-75), que haviam saído de Salto e ia em direção a Sorocaba. O ônibus foi arremessado a 200 metros da pista.
Naquele dia, no final da tarde, início da noite, uma chuva não tão forte e os ventos, estes fortíssimos, pegaram a população de surpresa. Na época, o então prefeito Sérgio Prévidi decretou estado de calamidade pública e o governador Luiz Antônio Fleury Filho veio até a cidade e, posteriormente, encaminhou uma verba de Cr$ 200 milhões para as obras emergenciais.
A cidade sofreu com falta de água e energia elétrica, assustando ainda mais a população que até então nunca havia passado por uma situação parecida. A Santa Casa trabalhou em esquema de “campanha de guerra”, disponibilizando todo seu corpo médico e contando ainda com vários profissionais da saúde de cidades vizinhas, que vieram em auxílio.