Periscópio participa da campanha “Outubro Rosa”
O Periscópio também integra as ações do Outubro Rosa e, a partir desta edição, até o final do mês, a logomarca do jornal manterá o laço com a cor rosa, símbolo da ação. Ao longo de outubro, o JP também trará matérias de conscientização a respeito da campanha, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos em 1990, quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura na cidade de Nova York. Na ocasião, a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu aos participantes um laço rosa. A partir de então, o evento passou a acontecer anualmente.
Sete anos depois, organizações das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, decidiram batizar suas ações para a conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama como “Outubro Rosa”. Durante a campanha, as cidades enfeitavam seus locais públicos com fitas cor-de-rosa e promoviam eventos como atividades esportivas e desfiles.
Posteriormente, o Congresso Americano aprovou a escolha de outubro como o mês da campanha nacional de combate ao câncer de mama, oficializando o Outubro Rosa em todo o país. Com isso, popularizou-se a ação de iluminar prédios públicos, monumentos, teatros, pontes e outras construções com luzes cor-de-rosa.
No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018. A partir de 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero em diversos estados.