Ituano pronto para o jogo da vida
O tão esperado confronto entre Ituano e Vasco da Gama, válido pela 38ª e última rodada da Série B 2022, vai acontecer na noite deste domingo (06) no Novelli Júnior, quando os dois clubes dependerão de uma simples vitória para o acesso a Série A do futebol brasileiro. Ao Vasco representa o retorno à elite, ao Ituano um acesso inédito e histórico.
O Ituano teve uma semana muito intensa de preparativos, que alternou-se não apenas no treinamento técnico e tático dentro das quatro linhas, mas também muita conversa, conscientizando mais e mais os atletas da importância do jogo, uma vez que a partida acabou ganhando ares de autêntica decisão.
O ambiente, pelo que a imprensa pôde ver quando teve acesso, é bastante tranquilo, com os jogadores muito conscientes da importância do jogo e da responsabilidade de se lutar por uma vitória, que não seria apenas do clube propriamente dito, como de cada um do elenco em termos de valorização, de reconhecimento. Isso sem falar da cidade, que finalmente abraçou o Galo e uniu-se numa corrente poucas vezes vista.
Com a carga de 14.970 ingressos esgotada praticamente dois dias após o início das vendas, fica a expectativa para que o Novelli Júnior seja palco de uma festa. Festa essa que poderá ser sem precedentes ou em menor escala, mas não menos festejada, caso a torcida visitante saia vencedora. O mais importante é que não sejam registradas grandes ocorrências.
A sorte está lançada. Para o Vasco, que amarga dois anos consecutivos de Série B, a última oportunidade de retorno à elite. Para o Ituano, que “ituanamente” cresceu tal qual sua fama de grandeza, a grande oportunidade de um acesso inédito e histórico.
Outro lado – Vasco poderá lutar contra ele mesmo
Uma das preocupações do técnico Jorginho, embora ele não admita publicamente, é que o peso da responsabilidade possa ser o grande adversário do Vasco no jogo contra o Ituano. Por isso houve muita conversa com o elenco na tentativa de vender a ideia de que o jogo será apenas nos 90 minutos [mais acréscimos] e dentro das quatro linhas.
Porém, a campanha vascaína que, pela sua tradição, experiência e pelo seu gigantismo, deveria ter chegado a essa última rodada já classificado com antecedência e folga, o que não aconteceu, faz inegavelmente que a carga seja muito grande.
Por outro lado, o adversário, que empatou no turno dentro de São Januário e que vem de excelente retrospecto contra os grandes no campeonato e que tem mostrado excelente desempenho dentro de casa, faz com que a preocupação vascaína – principalmente de sua torcida – seja uma realidade.
Entorno – Segurança será reforçada no dia do jogo
Conforme era de se esperar, Ituano x Vasco está mobilizando todas as atenções e será um jogo atípico. Com a carga de 14.970 ingressos já vendidos e contando ainda com a presença dos sócios torcedores, o Majestoso da Vila Nova estará recebendo um número bem superior a 15 mil pessoas.
Para o evento, a Polícia Militar estará disponibilizando um grande contingente para garantir a segurança não apenas no estádio como no entorno. Com relação a Prefeitura, esta informa que além da Guarda Civil Municipal haverá o trabalho conjunto com a Departamento de Trânsito.
Este, aliás, atualizou a sinalização de solo na Praça Washington Luiz permitindo o estacionamento de veículos em 45º, o que possibilitará a recepção de maior volume de veículos.
Até o fechamento desta página o comando da Polícia Militar de Sorocaba não havia retornado aos questionamentos da reportagem com relação ao número do efetivo, mas é certo que será bem maior ao que trabalha nos jogos normais no Novelli, e que não tem o mesmo apelo popular que esta grande decisão.
Serviços – Recomendações importantes
Não é novidade que o jogo Ituano x Vasco será um evento absolutamente atípico. Haverá um fluxo de pessoas que pouco ou nunca frequentaram o Novelli Júnior. Mesmo os que já estão acostumados, precisarão ficar atentos para uma série de detalhes.
• Os portões deverão ser abertos duas horas antes do início do jogo, ou seja, a partir das 16h30. Sendo assim é bom que os torcedores cheguem ao estádio com boa antecedência para evitar (ou minimizar) filas.
• Há uma recomendação para que os torcedores que quiserem ir ao jogo com camisetas de clubes, que usem apenas e tão somente camisas do Ituano ou do Vasco. Não será permitida a presença de torcedores com camisas de quaisquer outros clubes brasileiros ou mesmo internacionais. Essa medida é das mais importantes por uma questão de segurança.
• Como há diferença de preço entre a arquibancada central (defronte as numeradas e cabines de imprensa) e o tobogã de entrada (atrás do gol de entrada) não adianta ter um bilhete para um lugar e querer sentar em outro.
• Não haverá venda de bebidas alcoólicas dentro do Novelli Júnior.