Expectativas de dirigentes para o esporte em 2023
Ano Novo, vida nova. Isso vale para todos os setores da vida e no esporte não poderia ser diferente. A reportagem manteve contato com Gilmar Pereira, secretário de Esportes, que falou sobre o que espera do esporte no transcorrer de 2023 em Itu.
“Nós viemos de um ano [2022] atípico. Foi um ano pós-pandemia, que ficou tudo mais emblemático. Fizemos muitas coisas as pressas, os campeonatos foram acelerados e devido também a Copa do Mundo que tomou um pouco do calendário da secretaria”.
Gilmar diz que “a expectativa nossa é fazer o cronograma normal da Secretaria, com todas as modalidades e todas as competições e pretendemos fazer tudo da maneira mais natural, como sempre foi”.
O secretário pretende movimentar todas as modalidades em que Itu tem equipes e pretende reativar o atletismo em alto nível, uma prática em que Itu já revelou grandes nomes. O futsal down também vem se destacando e isso deverá seguir com bom apoio.
E para a população normal da cidade, Gilmar quer também levar o esporte nos bairros. “Estamos com um projeto a ser lançado em breve pela Prefeitura. Estamos cuidando com carinho do Projeto Circuito dos Bairros, que já foi realizado lá atrás, por muito tempo, onde se agrega os bairros levando a prática esportiva e recreação, em parceria com a Cultura, Turismo e Meio Ambiente, para que a gente possa levar aos bairros práticas como futebol, vôlei, basquete e outros”.
A reportagem manteve contato também com o novo presidente da Liga Ituana de Futebol, Nélio Ferreira, que assumiu a presidência após a saída de Diego Corsi, o Diego Teta.
Nélio, que em outras oportunidades já havia participado de eleições da Liga, agora diz estar preparado para o desafio. “Não vai ser fácil, mas estou preparado”, afirmou.
Ele diz que espera “que tudo ocorra na mais perfeita tranquilidade, organização e transparência. Que as equipes venham fortes para essa temporada e a parte disciplinar seja exemplo para a nossa região”.
O presidente lembra mais uma vez que “assumi a presidência devido a renúncia do meu amigo Diego Corsi, que estava fazendo um bom trabalho, embora a pandemia tenha prejudicado bastante”.
Nélio entrega que “a novidade é que o Amadorzão 2023 será disputado por 16 equipes e não haverá mais as vantagens nas decisões, ou seja, se houver empate, as partidas finais serão decididas nos pênaltis”.
Com relação ao Ituano, o presidente da Liga é enfático: “como torcedor, ainda estou muito contente com a campanha passada na Série B e espero que a diretoria mantenha a base e traga reforços qualificados e com bagagem de Série B. Minha expectativa é ver o nosso Galo na elite brasileira em 2024”, finaliza.