Volume de chuva de fevereiro em Itu está acima da média
O volume histórico de chuvas atingiu 85mm no Pirapitingui, 57mm na Região Central e 77mm na Região do Itaim – índices que superam todo o mês de janeiro. No domingo, das 18h às 22h, choveu mais de 70 mm em Itu. Nas últimas 72 horas, o volume acumulado de chuva foi de 103 mm, informou a Prefeitura na tarde de segunda-feira.
As chuvas registradas em Itu nos 13 primeiros dias de fevereiro foram expressivas e estão muito acima da média, conforme mostra o gráfico. Apesar dos eventos que impactaram temporariamente o abastecimento de água, a CIS – Companhia Ituana de Saneamento garante que represas ituanas seguem com 100% de sua capacidade operacional.
As fortes chuvas que caíram sobre Itu no último domingo (12) causaram diversos problemas, em especial no abastecimento de água da cidade. A CIS informou na manhã de segunda-feira (13) que o temporal rompimento da represa do Itaim. Ninguém ficou ferido e não houve registros de alagamentos.
Com isso, o abastecimento de água foi interrompido em diversos bairros, como Potiguara e Parque Nossa Senhora da Candelária. Também foram necessárias manutenções e interrupções de abastecimento na região do Pirapitingui. Reparos foram feitos em uma adutora do Sistema Pirajibu e na captação de água São Miguel.
No fim da tarde de segunda, a CIS informou que o trabalho “rápido e eficiente” de sua equipe possibilitou a liberação do abastecimento de água, de forma gradativa e segura, em todos os bairros atingidos pelas fatalidades. Segundo apurado pelo JP, ainda não há cronograma de obras de recuperação da barragem do Itaim, porque é preciso diminuir a vazão da água do local para saber o que será necessário executar.
Defesa Civil
A Defesa Civil ainda registrou quatro pontos de alagamento isolados. A ocorrência de destaque foi no Parque São Camilo, na qual um motoboy foi arrastado pela enxurrada, mas foi socorrido por outro munícipe e está bem. O caso foi atendido, posteriormente, pelo Corpo de Bombeiros. Apesar dos transtornos e alguns danos materiais, não houve vítimas e nem desabrigados em Itu.
Com a parada da chuva, o escoamento ocorreu normalmente, informou a administração municipal. Na segunda-feira, a Defesa Civil ainda estava percorrendo a cidade em busca de pontos que foram afetados pela chuva de domingo e orienta que as emergências podem ser comunicadas através dos telefones 153 e 199.