Semana do patrimônio ituano é realizada
O Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu – POEAO, que oferece curso de formação na arte e ofício da conservação, revitalização e restauração de patrimônio histórico e artístico para jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e pessoal, realizou entre os dias 13 e 17 de fevereiro a 1ª Semana do Patrimônio Histórico de Itu com palestras e apresentações sobre o tema. O evento ocorreu nas instalações operacionais do Projeto localizadas nas dependências do Regimento Deodoro cujo comandante é o Coronel Henrique Cesar Loyola Santos.
No dia 13, Raul de Souza Almeida, coordenador geral do POEAO, abriu a semana de apresentações com a palestra “O Colégio São Luiz e o Regimento Deodoro de Itu” sendo seguido pelo Mestrando Osvaldo Selos e Camille Helena Bobsin Silva, ambos da UNICAMP, que abordaram o projeto HBIM sobre o Quartel de Itu antigo Collegio São Luiz de Ytu. No dia seguinte, o Turismólogo Fábio Luís Grizoto, e os proprietários rurais João Pacheco e Maria Mercedes Vergueiro Pacheco Silva falaram sobre as “Fazendas Históricas de Itu”.
No terceiro dia das apresentações a Profa. Dra. Anicleide Zequini, do Museu Republicano, apresentou o tema “O casario do Centro Histórico de Itu”. No dia 16 de fevereiro, a Profa. Ma. Aline Zanatta. do Museu Republicano Convenção de Itu, a Turismóloga Ana Paula Sbrissa, do Museu de Energia, e a Profa. Ana Lídia da Silva Teberga, do FAMA Museu, falaram sobre os “Museus da Cidade”. E o encerramento da semana foi realizado pelo Prof. Me. Luis Roberto da Rocha de Francisco que abordou as “Igrejas Históricas de Itu”.
“Foi um evento muito importante no processo de formação dos nossos alunos”, comentou o coordenador geral do POEAO, Raul de Souza Almeida. A 1ª Semana do Patrimônio Histórico de Itu foi destinada aos alunos do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Itu e estava prevista nas atividades letivas do projeto que tem o apoio e suporte financeiro do ProAC Expresso Direto 2021, contrato 0026/2021, atividade abrangida pelo Programa de Ação Cultural de São Paulo – ProAC, regido pela Lei Estadual 12.268/2006.