3º Levante das Minas acontece neste sábado
Neste sábado (18), a partir das 19h, será realizado no Toledo’s Bar (Rua Mário Prieto, 100, Jardim Paulista) a terceira edição do “Levante das Minas”. O evento surgiu em 2019, na cidade de Itu, com o objetivo de celebrar o mês das mulheres, reunindo artistas de diversas linguagens e níveis de experiência para promover um espaço criativo e incentivar a produção de arte por mulheres no interior de São Paulo.
Uma das idealizadoras do evento, Débora Alcaraz, que é guitarrista, cantora e compositora da banda Rebordosas e membro das Salamandras, fala sobre a ação. “O projeto propõe fortalecer o protagonismo feminino nas mais variadas formas de expressões artísticas e culturais, através do diálogo, da interatividade e da troca de experiências entre as mulheres”.
Desde 2018 morando em Itu, Débora atua como produtora cultural, com sua produção artística envolvendo as artes plásticas e teatro, explorando temas como o feminino, o oculto e a sociedade. Ela, que é advogada atuante no direito da família, das mulheres, empresarial e do trabalho, já produziu em Itu eventos como o Rock Solidário Itu, Kaos, Ensaio Solidário Menina Mulher – Outubro Rosa e Gin Cultural (Livão de Itu).
Para a edição de 2023, o “Levante das Minas” contará com diversas atrações, com “As Minas do Levante”, realizando um repertório em homenagem às grandes musicistas da música nacional e internacional.
O evento terá ainda a apresentação da banda Tons de Preto, liderada por Lee de Paula, ganhadora do prêmio Cultura Mais pelo segundo ano consecutivo como melhor cantora da cidade, executando um repertório com o melhor do samba e pagode.
Quem também abrilhantará o “Levante das Minas” é a Teoria do Amor Moderno, originária de Santo André e atualmente formada por Larissa Alves (vocal e guitarra), William Sales (baixo e backing vocal) e Maurício Rios (bateria), que está na estrada desde 2011. O trio apresenta um rock alternativo com uma roupagem simples, clareza na sonoridade e nas mensagens que busca trazer momentos bons e de reflexão e resgata, sobretudo, a figura feminina dentro do rock.
Outra atração do evento será a Ratas Rabiosas, banda de Hardcore/Punk feminista formada em agosto de 2013 na cidade de São Paulo. Anarquista, feminista e antifascista o grupo procura mostrar através de seus sons a indignação e revolta contra todo e qualquer tipo de opressão sofrida tanto por questões étnicas, raciais e sociais, dando voz e potencializando a luta para a construção de uma sociedade mais justa, segura e igualitária para as mulheres, negros e comunidade LGBTQIA+.
A 3ª edição do “Levante das Minas” contará ainda com performances cênicas e de dança e exposição de artistas visuais da região. A pré-venda de ingresso acontece na página do Instagram do @levante_das_minas. No link a seguir, você confere mais informações sobre o projeto https://linktr.ee/levantedasminasitu.