Semana Nacional de Museus tem atividades de sustentabilidade e saúde no Museu da Energia de Itu
A 21ª Semana Nacional de Museus será celebrada com atividades que promovem saúde, sustentabilidade, educação lúdica e conexão com a natureza no Museu da Energia de Itu. Este ano, a 21ª Semana Nacional de Museus, que acontece em todo o país entre 15 e 21 de maio, tem como tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar” para apoiar a saúde e o bem-estar global, a ação climática e a vida na Terra, três dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
A temática busca fortalecer a saúde mental, a educação ambiental e a inclusão social. A Semana de Museus acontece anualmente para promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.
No Museu de Energia de Itu, a 21ª Semana Nacional de Museus será comemorada com visitação gratuita e intervenções educativas, além da atividade “Quintal do Museu: Brincar”. A visitação gratuita acontece de 16 a 20 de maio, das 10h às 17h. A bilheteria do Museu estará distribuindo os ingressos até as 16h15. No passeio, o público poderá conferir as exposições “História, Energia e Cotidiano”, “Água Virtual” e “Fragmentos do Cotidiano”. Não é necessário inscrição prévia.
Na mostra “História, Energia e Cotidiano” haverá uma intervenção educativa com QR Codes, que vão permitir ao visitante acessar conteúdos inéditos, proporcionando mais interatividade e um complemento ao acervo exposto. As intervenções oferecem experiências de educação informal, promovem o desenvolvimento cultural e conceitos de preservação ambiental.
A iniciativa “Quintal do Museu: Brincar” será realizada no dia 20 de maio, das 14h às 17h, uma parceria entre os Museus da Energia de Itu, Republicano “Convenção de Itu” e da Música – Itu. Em um mundo cada vez mais tecnológico, a proposta é valorizar a arte do brincar e do “saber fazer” presentes na infância, com gestos, canções e trabalhos manuais das tradições do interior, que possibilitam a troca de memórias entre crianças.
Os participantes serão estimulados a construir brinquedos e brincadeiras coletivamente, como pular corda, amarelinha, oficina de pipa, bolinha de gude, passa anel, telefone sem fio, escravos de Jó, batata quente e dança da cadeira. Podem participar da atividade crianças de 4 a 12 anos e não é necessário se inscrever previamente.
Acervo
A Fundação de Energia e Saneamento possui um dos maiores acervos do Estado de São Paulo, formado por documentos relacionados à história da energia, da tecnologia e do desenvolvimento urbano e industrial. São mais de 1.600 metros lineares de documentos técnicos e gerenciais, 260 mil documentos fotográficos, cerca de 4.050 objetos museológicos, além de documentos cartográficos, audiovisuais e sonoros, reunidos a partir de meados do século 19.
A Fundação possui ainda a maior biblioteca do Brasil especializada no tema energia, com mais de 50 mil títulos, e um rico patrimônio arquitetônico e ambiental, formado por edificações históricas e ecossistemas naturais. São quatro Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), as Usinas-Parque de Salesópolis, Rio Claro, Brotas e Santa Rita do Passa Quatro, algumas com áreas remanescentes de Mata Atlântica, e dois imóveis urbanos em Itu e Jundiaí. Por ano, a instituição recebe em média 32 mil visitantes em seus museus.
Há 25 anos a Fundação investe no fortalecimento do capital humano e social, com ações educativas e culturais para transformar as pessoas e a sociedade. Desde a criação, promove intenso diálogo, troca de cultura e conhecimento com o público.
Serviço
Programação da 21ª Semana Nacional de Museus
Museu de Energia de Itu
Visitação gratuita
Exposições “História, Energia e Cotidiano”, “Água Virtual” e “Fragmentos do Cotidiano”
Intervenções Educativas: QR Code – Tecnologia aplicada à exposição “História, Energia e Cotidiano”
De 16 a 20 de maio
Das 10h às 17h (Bilheteria aberta até às 16h15)
Público livre
Não é necessário inscrição prévia
Quintal do Museu: Brincar
20 de maio
Das 14h às 17h
Público de 4 a 12 anos
Não é necessário inscrição prévia