Chegada do frio reforça ações sociais na cidade de Itu
No Hemisfério Sul, o inverno começa oficialmente às 11h58 do dia 21 de junho, porém, a chegada da estação já vem dando sinais no país com a queda da temperatura, principalmente nas duas últimas semanas. Com maior ou menor intensidade, o fato é que o frio “está aí” e então surge a pergunta: como ficam as pessoas em situação de rua?
Na cidade de Itu, de acordo com a Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, desde o dia 25 de maio está em funcionamento o acolhimento emergencial. O referido serviço funciona das 18h30 às 6h30 e oferece 28 vagas.
Ainda segundo a pasta, para frequentar o acolhimento emergencial as pessoas deverão ter encaminhamento do Centro Pop, que está localizado na Avenida Goiás, 180, Bairro Brasil, e permanece aberto das 8h às 17h.
Durante o dia, o Centro Pop oferta o suporte necessário com atendimento pela equipe técnica, encaminhamentos à rede socioassistencial, espaço para higiene pessoal, lavagem de roupas e alimentação. A secretaria destaca que sua equipe distribuiu cobertores para as pessoas em situação de rua que não desejam ficar no acolhimento emergencial.
“A chegada do frio motiva nosso trabalho de acolhimento emergencial à população em situação de rua, proporcionando dignidade e melhores condições para esse período em que, inclusive, aumentam os riscos dessas pessoas serem acometidas por doenças respiratórias”, explica a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social Alzira Guimarães.
Mais ações
Além do Poder Público, existem também outras ações sociais para atender as pessoas em situação de rua, principalmente nesta época do ano, como o projeto Anjos do Resgate, que atua há seis anos em Itu.
Uma das idealizadoras do projeto, Maria Gerlani falou ao JP. “Já estamos vendo nos noticiários morte de pessoas em situação de rua por frio [na cidade de São Paulo] e estamos fazendo as ações com amor, marmitas, café para aquecer, roupas e cobertores”, disse.
“Antes de chegar o frio já fizemos a campanha e, com ajuda das pessoas de bem, conseguimos comprar 1.200 cobertores. E ganhamos também do clube de mães do Colégio Almeida Junior 444 meias pra distribuímos pra eles. Agora vamos entrar na campanha de agasalho masculino”, explica a voluntária, que acrescenta.
“São muito importantes essas ações, pois graças aos projetos sociais que a cidade de Itu tem, que não ouvimos falar sobre caso de morte por hipotermia por pessoas em situação de rua. Se você tem uma blusa ou uma calça masculina que não usa mais, doe, pois nas ruas de Itu tem por volta de 150 pessoas em situação de rua que depende desta roupa pra se aquecer”.
Quem quiser conhecer ou fazer parte do projeto, basta acessar a página do projeto no Facebook (Anjos do Resgate Itu) ou entrar em contato pelo telefone: (11) 98546-4861. Os pontos de arrecadação dos agasalhos são os seguintes: Rua Manoel Silveira de Camargo, 151, Vila São Francisco; Rua Ignácio Rodrigues de Ávila, 225, Padre Bento, e Rua Ignácio Rodrigues de Ávila, 155, Padre Bento.