Marcão da Autoescola recebe Título de Cidadania Ituana
Foi entregue na última sexta-feira (11), pela Câmara de Vereadores de Itu, o Título de Cidadania Ituana para Marcos Roberto dos Santos, o Marcão da Autoescola. A honraria foi concedida por meio do Decreto Legislativo Nº 616, de 14 de junho de 2023, pelo vereador Eduardo Ortiz (MDB) que, na ocasião, foi convidado pelo presidente da casa, o vereador Normino da Rádio (Cidadania), para presidir a Sessão Solene.
Em 1990, desempregado no ramo da metalurgia, Marcos Roberto dos Santos, começou a trabalhar no departamento administrativo da antiga Autoescola São Judas Tadeu, na Vila Nova, onde ganhou vasta experiência no ramo.
Em 1993, comprou a antiga Autoescola Santana, de propriedade de José Luís Zonatti, onde trabalhou e deu aulas até meados de 2013, quando deixou as atividades na empresa, que hoje é administrada por sua família. Surgiu daí o apelido “Marcão da Autoescola”, que o tornou tão conhecido na cidade de Itu.
Em seu trabalho na autoescola formou mais de 20 mil condutores. Também pôde desempenhar a função de despachante e ministrar cursos profissionalizantes, atividade que sua família ainda exerce até hoje, com a formação de mais de 30 mil alunos nos cursos profissionalizantes de trânsito.
Formou-se em Direito há nove anos e, hoje, advoga principalmente nos ramos de Família, Criminal, Tribunal do Júri, Previdenciário e Trabalhista. Foi Presidente da Comissão de Direitos Humanos da 53ª Subseção da OAB de Itu, onde milita até os dias de hoje, sendo atuante na defesa das prerrogativas dos advogados. Casado com Tatyane Palhares é pai de três filhos, Bruna, André e Luiz Octávio, tem também uma enteada, Ana Clara, e um neto.
Disputou várias eleições para o cargo de vereador em Itu, sempre com uma votação expressiva, atingindo uma média de mil votos, ficando por três vezes como suplente.
Estiveram presentes na cerimônia os vereadores Mané da Saúde (PDT) e Thiago Gonçales (PL); o deputado estadual Rodrigo Moraes (PL); os ex-vereadores Matheus Costa e Eugênio de Souza; o presidente da 53ª Subsecção da OAB Itu, André Sbrissa, o presidente do Tribunal de Ética da OAB Região Sorocaba, Rodrigo Tarossi, a presidente da Comissão de Diretos Humanos da OAB Itu, Isis Paloma Carneiro, além de familiares e amigos do homenageado.