Saúde em Foco: Afinal, o coração dói?
Por Dr. Eneas Rocco*
A dor é uma manifestação decorrente do estímulo de terminações nervosas existentes nos tecidos. O coração, bem como os demais órgãos do corpo humano, está sujeito a estímulos sensoriais. A dor relacionada aos problemas do coração, em geral aparece no tórax, nos membros superiores e nas costas.
Quando por exemplo o saco pericárdico – que é um invólucro membranoso do coração – é acometido por processo inflamatório, ocorre um tipo de dor semelhante a uma facada no tórax, sinalizando a possibilidade da pericardite. O exame clínico, o eletrocardiograma, além de exames laboratoriais e ecocardiograma poderão confirmar o diagnóstico.
A dor que acontece na dissecção de aorta, que é o maior vaso do corpo humano, causada pelo rompimento do seu revestimento interno, é uma dor de muito forte intensidade, que pode aparecer nas costas acompanhada de outros sintomas indicativos da gravidade da situação.
E as duas situações mais comuns envolvendo o coração como o órgão de origem da dor são a angina de peito e o infarto do miocárdio.
Angina de peito: Descrita como uma sensação de aperto no tórax, que pode irradiar-se para os braços, as costas, o pescoço e para a região do epigástrio ou estômago. Pode também aparecer nos braços ou só nas costas ou no epigástrio. Em geral é desencadeada por esforços e desaparece com o repouso. Às vezes vem acompanhada de palidez ou de náuseas. Os indivíduos que são conhecedores do seu diagnóstico, sabem como manejar o sintoma utilizando comprimidos sublinguais de vasodilatadores que eliminam a dor rapidamente.
A angina geralmente está associada a uma ou mais lesões nas artérias que levam o oxigênio para o coração que são as artérias coronárias. Essas lesões ocluem parcialmente a luz do vaso reduzindo o aporte de oxigênio e nutrientes, produzindo uma condição chamada isquemia do miocárdio que é a causa da dor que se manifesta no peito e demais localizações mencionadas.
Infarto do miocárdio: O infarto do miocárdio é uma emergência médica, causada geralmente por uma oclusão total de uma ou mais artérias coronárias, cujo fluxo de sangue, oxigênio e demais nutrientes do músculo cardíaco é subitamente interrompido. A dor cardíaca que aparece no indivíduo com quadro de infarto agudo do miocárdio é dor de forte intensidade e pode vir acompanhada de outras manifestações como náuseas, sudorese, palidez, síncope entre outras. Esse processo obstrutivo que leva ao infarto do miocárdio, é decorrente do depósito de gorduras e outras células que se sobrepõem progressivamente na parte interna das artérias acarretando seu “entupimento”.
É possível fazer a prevenção de condições que nos levam ao infarto, doença temida e que está entre as maiores causas de morte no Brasil e no mundo. Para preveni-las é preciso combater os famosos fatores de risco. Vamos em nossa próxima coluna falar mais um pouco sobre eles!
*Dr. Eneas Rocco (CREMESP 25643) é formado pela Faculdade de Medicina da PUC-SP – Campus Sorocaba, com especialização pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e Hospital Matarazzo de São Paulo.