Vereadores de Itu aprovam moção de repúdio por fala de Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Cerimônia de Divulgação dos Resultados do Novo PAC Seleções para Saúde, Educação e Infraestrutura Social (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

A Câmara de Vereadores de Itu aprovou por unanimidade na sessão da última terça-feira (05) uma moção de repúdio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por conta de sua fala em que comparou o que está acontecendo neste momento aos palestinos na Faixa de Gaza ao que Adolf Hitler fez com os judeus na Alemanha Nazista.

A moção partiu do gabinete de Normino da Rádio (Cidadania) e foi assinada por mais seis vereadores: Luisinho Silveira (MDB), Eduardo Ortiz (MDB), Patrícia da ASPA (PSD), Marcos Moraes (União), Maria do Carmo Piunti (PSC) e Sérgio Castanheira (Cidadania).

De acordo com a moção, Lula “conseguiu o feito de comparar a reação de Israel aos ataques do Hamas ao Holocausto”. “Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse o presidente.

Ainda no documento, Normino aponta que “o papel dos líderes mundiais deveria ser o de condenar a atuação de grupos terroristas, defender a soberania, o direito de defesa de nações ofendidas, e não o de perpetuar narrativas que distorcem a realidade e impedem a construção de pontes para a paz”.

O presidente da República classificou como “genocídio” as ações militares perpetradas por Israel na Faixa de Gaza durante viagem à Etiópia em fevereiro. “Não é uma guerra entre soldados e soldados. É uma guerra entre um exército altamente preparado e mulheres e crianças”, lamentou Lula, que foi declarado persona non grata por Israel.

Recentemente, o escritor e diretor Marcio Pitliuk, especialista no Holocausto e residente em Itu, usou a Tribuna Livre para falar sobre os conflitos no Oriente Médio, defendendo Israel e criticando as falas de Lula. Para conferir como foi, clique aqui.

2 comentários em “Vereadores de Itu aprovam moção de repúdio por fala de Lula

  • 08/03/2024 em 10:28
    Permalink

    Claro, esse é o maior problema da cidade: a fala do Lula sobre o genocídio palestino.

  • 11/03/2024 em 13:49
    Permalink

    Esses vereadores nunca reclamaram do linguajar do ex presidente nem mesmo quando em pleno 7 de setembro quando esse idiota começou a gritar imbrochavel em pleno desfile de sete de Setembro, aqui na minha itu todos os políticos gostam desse chucro mal criado que não respeita ninguém

Os comentários estão desativados.