Câmara entrega Diploma e Medalha Dom Gabriel nesta quinta-feira
A Câmara de Vereadores de Itu realiza nesta quinta-feira (14), às 18h, a entrega do Diploma e Medalha Dom Gabriel Paulino Bueno Couto ao reverendíssimo Padre José Ignácio Sonsini. A entrega ocorre na Igreja Nossa Senhora do Carmo, após a missa.
Padre José Ignácio Sonsini nasceu em 18 de setembro de 1968. Filho de Oswaldo Sonsini e Maria Estella Ribeiro da Costa Sonsini, ambos já falecidos, é o mais novo de seis irmãos.
Desde os 7 anos de idade até sua entrada no seminário, foi coroinha ajudando nas missas da Matriz da Candelária, na igreja de Nossa Senhora do Carmo, do Bom Jesus, de São Benedito, entre outras. Aos 8 anos disse pela primeira vez que queria ser Frade Carmelita.
Aos 15 anos foi levado pelo Padre Januário Baleeiro de Jesus e Silva para o Mosteiro da Sagrada Face, em Roseira (SP), sede geral da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Fez seus estudos eclesiásticos no Seminário Arquidiocesano “Bom Jesus”, em Aparecida (SP) e, em seguida, fez seu tirocínio pastoral em Brasília (DF).
Logo após a Ordenação Sacerdotal foi enviado para a Itália onde viveu sete anos. Estando lá, obteve o Mestrado em Teologia Dogmática junto a Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma. Foi pároco da Paróquia Santi Pietro e Paolo, em San Polo Sabino na Diocese de Sabina e Poggio Mirteto, Suburbicária de Roma.
Voltando ao Brasil, já desligado da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote, para cuidar de sua mãe, foi incardinado na Diocese de Jundiaí. Foi pároco na Paróquia de São José, em Itu e, concomitantemente, foi Capelão das Monjas Redentoristas. Exerceu a função de Diretor de Estudos no Seminário Diocesanos e foi Reitor do mesmo Seminário.
Lecionou Filosofia e Teologia no Seminário Internacional dos Arautos do Evangelho na cidade de Caieiras, foi diretor do Museu Diocesano, exerceu a função de Presidente da Comissão para os Bens Culturais da Igreja do Regional Sul da CNBB e ao mesmo tempo coordenador da Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Jundiaí. Também foi pároco fundador da Paróquia de São João Batista, em Itu.
Trabalhou na qualidade de vigário paroquial nas paróquias Sagrado Coração de Jesus, em Louveira, e São Judas Tadeu, em Itu. Tornou-se sacerdote colaborador na paróquia de São Luiz Gonzaga, de Itu, e é membro da Congregação Mariana Nossa Senhora do Carmo e Santo Alberto de Sicília e da Venerável Ordem Terceira do Carmo.