Espaço Acadil: Exercitar a leveza dos pensamentos
Fala-se muito das inconveniências das mensagens vindas por zap. Entretanto, excetuando algumas agressões de fundo político e vídeos com linguagens inadequadas, não tenho tido motivos para reclamar. Pelo contrário, acho sensacional poder ter comunicação imediata, o que em geral resulta em rápida solução sobre diferentes assuntos (às vezes não tão necessários…).
No tempo em que as cartas eram uma das excelentes formas de comunicação, fazia-se importante respondê-las logo após sua leitura, como nos instruía meu bisavô. Essa seria a forma de expressar a verdadeira emoção que nos causara.
Coisa perigosa, entretanto, questiono eu agora, se a missiva não fosse tão amiga…
Whatsapp pode ser uma espécie de desatador de nós, mas também pode tornar-se um tremendo criador de problemas. Haveria muitos casos para contar, certamente. Mas vamos privilegiar a elegância das mensagens.
Nesta manhã recebi um excelente “Bom dia” com belas palavras que me fizeram pensar. Exortavam a que se dedicasse a “Emprestar o olhar gentil dos outros, aplicando-o sobre si mesmo”. Isso ajudaria a “Exercitar a leveza dos pensamentos a respeito das próprias dificuldades”, donde tirei o título desta crônica.
Fiquei realmente encantada com tal “Bom dia”, sabendo então que as horas do dia seriam, sem dúvida, especiais.
Já imaginar receber um olhar gentil estaria embelezando os momentos vividos. Pensei na magia representada por um olhar gentil. Pude, então, avaliar a importância de presentear os outros com tal atitude. E sem gastar nada! Apenas valorizando o outro, talvez complementando com um sorriso…
Seria, nada mais, nada menos, seguir o admirável mandamento de dar ao próximo aquilo que se quer para si próprio. Procurar entender e não tentar julgar. Dar à vida uma “lufada de ar fresco”.
Afinal, apenas ser feliz!
Maria Angela Mangeon Pimentel Elias
Cadeira Nº 17 I Patrona Olívia Sebastiana da Silva