Projeto “Clássicos em Cena” traz concerto gratuito para Itu
Um dos mais destacados grupos brasileiros de música de câmara, que é o termo usado para a música erudita executada em formações menores, o La Follia faz uma apresentação especial gratuita em Itu, no dia 10 de maio (sexta-feira), às 20h. O concerto faz parte do projeto “Clássicos em Cena”, que passa pela cidade com apoio da Prefeitura de Itu, e será no Espaço Cultural Almeida Jr.
Localizado no coração da cidade, na Rua Paula Souza, o Espaço “Almeida Jr.” foi reinaugurado no dia 02 de fevereiro, no aniversário de 414 anos de Itu. Tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), o edifício abrigou o primeiro grupo escolar da cidade, Dr. Cesário Mota, de 1874 até a década de 1970.
O local histórico é o cenário ideal para o concerto do grupo La Follia. Formado pela cravista Helena Jank, Rogério Peruchi (flauta), Glaucia Pinotti (violino) e Cristina Geraldini (violoncelo), o La Follia formou-se há 10 anos, em circunstâncias que remetem a um período específico da música europeia. Follia é um termo usado para uma modalidade musical do período barroco, que surgiu em Portugal, na segunda metade do século XV, ligada a eventos cantados e dançados. A música era baseada em uma estrutura muito simples sobre a qual músicos improvisavam livremente ou seguiam indicações de improvisação fornecidas pelos compositores.
A noite em Itu será dedicada a compositores de obras conhecidas do grande público, como Vivaldi e Joseph Haydn, um dos mais importantes compositores do período clássico, além de outras surpresas. O concerto conta com comentários do maestro Parcival Módolo. “Costumo dizer que gosto de fazer pontes, então, o meu papel nas apresentações é ser condutor, fortalecendo essa conexão entre o público e os músicos que estão tocando. Afinal, você pode simplesmente ouvir uma música, mas é bem diferente ter informações que te ajudem a apreciar melhor a composição. Um detalhe, uma curiosidade, uma história….Procuro sempre deixar o auditório bem à vontade, selecionando fatos que sejam divertidos, interessantes, curiosos… A história da música é muito rica para isso”, diz o maestro.
Professor e regente com carreira internacional, Parcival Módolo tem mestrado em música dos séculos XVII e XVIII na Alemanha e doutorado pela University of Southern California, em Los Angeles. Foi Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e atualmente é coordenador geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Presbiteriano Mackenzie em São Paulo, além de atuar regularmente como regente convidado em várias orquestras brasileiras e no exterior.
A concepção do projeto Clássicos em Cena, idealizado pelo próprio Módolo em colaboração com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura, tem como ponto central a propagação de música clássica e instrumental de maneira gratuita e acessível ao público em geral. O projeto nasceu no ano 2000 e já passou por mais de 15 cidades.
A edição Clássicos em Cena – La Follia tem patrocínio do banco Itaú Unibanco, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e passou também pelas cidades de Indaiatuba, Piracicaba, Campinas, Rio Claro.