Coral Vozes de Itu celebra 59 anos de atuação em Itu
Neste sábado (04), o Coral Vozes de Itu participará da Missa das 18h na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Itu, celebrando os seus 59 anos de existência e atuação. Na ocasião apresentará repertório de música sacra composta por Elias Álvares Lobo.
O grupo foi fundado a 7 de maio de 1965 em uma das dependências da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, por iniciativa de jovens cantores, sob a regência do Frei Lino Zumstein. Ao longo de quase seis décadas, o Vozes de Itu tem realizado diversas formas de eventos culturais, como concertos, performances, participação na liturgia, com repertório variado que, atualmente contempla cerca de setecentos obras.
Há trinta anos dedica-se também à recuperação e execução de obras musicais dos compositores de Itu. Em 2024, juntamente com o Museu da Música – Itu e a Schola Cantorum de Itu, está participando da celebração dos 190 anos de nascimento de Elias Álvares Lobo (1834 – 1901), dedicando boa parte de seu trabalho à execução das obras desse compositor ituano, um dos músicos brasileiros mais conhecidos de seu tempo, patrono da Cadeira 14 na Academia Brasileira de Música, compositor da primeira ópera em língua nacional.
Na celebração, o Vozes de Itu cantará obras de Elias Lobo, exclusivas de seu repertório, que vêm sendo pesquisadas e restauradas há alguns anos. O Coral Vozes de Itu conta com cerca de 25 cantores e é mantido exclusivamente pela Associação Cultural Vozes de Itu. Todos os seus associados, que colaboram na manutenção do grupo, estão especialmente convidados pois fazem parte dessa história.