Itu mantém média de 600 cirurgias por mês na rede pública de saúde
As cirurgias de baixa, média e alta complexidades têm sido realizadas na rede pública de saúde por profissionais capacitados e humanizados em ambientes com excelente infraestrutura na cidade de Itu. A média registrada no segundo semestre de 2023 e no primeiro semestre de 2024 é de 600 cirurgias por mês, sendo que em março deste ano houve a realização de 647 cirurgias.
As especialidades são as mais diversas tanto para o público infantil quanto o adulto, entre elas, anestesiologia, cabeça e pescoço, geral, pediátrica, plástica, torácica, coloproctologia, endoscopia com sedação, ginecologia, odontologia, oftalmologia, ortopedia, uroginecológica, urologia e vascular.
Maria José Ramiro Garcia, por exemplo, foi submetida no final de maio a uma cirurgia de vesícula no Hospital Municipal Dr Emilio Chierighini, inaugurado em 2019. Para promover a realização de maior quantidade de procedimentos, neste ano, o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal de Itu passou a funcionar diariamente até às 22h (anteriormente funcionava de segunda-feira a sábado até às 19h).
“Eu fui muito bem tratada lá, todos atenciosos. A cirurgia correu tudo bem e já estou me recuperando. Fiz a cirurgia, fiquei na UTI e no quarto e não tenho do que reclamar. As pessoas me ajudaram bastante no quarto (referindo-se à equipe do Hospital)”, ressalta Maria José que faz questão de dizer que a consulta pós cirúrgica já está agendada.
Para atingir esse nível de atendimento foram feitos investimentos robustos na área da saúde desde o primeiro mandato do prefeito Guilherme Gazzola. “O prefeito Guilherme Gazzola sempre se mostrou sensível às demandas que apresentei a ele, enquanto secretária municipal de Saúde, com o objetivo de aprimorar cada vez mais o atendimento à população ituana”, avalia a secretária municipal de Saúde, Janaina Camargo.
Ela explica que reformas e reestruturações no funcionamento das Unidades Básicas de Saúde – UBS (equipamento considerado como “porta de entrada” do Sistema Único de Saúde – SUS, ou seja, a primeira referência da população para os cuidados com a prevenção, promoção, manutenção e recuperação da saúde) foram fundamentais e seguem sendo executadas. E Janaina Camargo aponta também a criação de dois hospitais em Itu, o Hospital Municipal de Itu e o Hospital da Criança, que ampliaram a quantidade de serviços de saúde municipais, além de possibilitar um equipamento para atendimento exclusivo do público infantil diariamente durante 24 horas.
Outra conquista importante para o público infantil foi a implantação do Projeto Humanização Cirurgia Pediátrica Sem Traumas no Hospital Municipal de Itu. Por meio desse projeto as cirurgias pediátricas ocorrem num ambiente humanizado, divertido, carinhoso e lúdico, a fim de reduzir os impactos psicológicos nas crianças e nos seus respectivos familiares. O Quarto Azul também surgiu de forma humanizada, desenvolvido com conceito especial para receber especialmente crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas no Hospital Municipal.
Janaina Camargo cita ainda os Mutirões da Catarata e de Laqueadura viabilizados devido à infraestrutura do Hospital Municipal de Itu, que agilizam as cirurgias e evitam a formação de filas de espera, numa demonstração de cuidado e respeito com o paciente.