Sarau Café com Pretos acontece neste domingo em Salto
Acontece neste domingo (30) mais uma edição do Sarau Café com Pretos, na Casa da Memória Negra de Salto. O evento inicia a partir das 9h30 e tem entrada gratuita, contando com diversas atividades culturais, com microfone aberto, intervenções artísticas e apresentações de dança.
Desde 2019, o Sarau Café com Pretos tem sido um espaço de cultura, resistência e comunidade. Além do tradicional café coletivo, são realizadas apresentações culturais onde os participantes trazem seus cantos, poesias e filmes para celebrar a vida e a resistência do povo negro de Salto.
O Sarau representa a ativação da exposição multimídia Casa da Memória Negra, instalada no Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” desde 2016 e idealizada pela documentarista, pesquisadora e professora de cinema Lilian Solá Santiago, com participação da historiadora saltense Claudete Nogueira.
“O Sarau Café com Pretos traz a população negra saltense para dentro do museu histórico, para o terreiro da Casa da Memória Negra de Salto, permitindo que tenham a sensação de pertencimento local e cidadania como nunca sentiram antes, de forma continuada. E, para os não negros, o Sarau oferece a oportunidade de conhecer e honrar importantes aspectos da cultura brasileira, que tem sua origem afro apagada ou adulterada”, afirma Lilian.
A partir deste ano, a experiência do sarau será expandida com as oficinas gratuitas que tiveram início neste mês, que oferecem uma oportunidade de vivenciar a riqueza da cultura afro-brasileira e agregar conteúdo ao sarau, além de garantir um espaço de desenvolvimento em habilidades culturais afro.
O projeto é uma realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura. A produção é de Do corpo ao conto e Terra Firme Digital, com apoio da Prefeitura da Estância Turística de Salto.
A Casa da Memória Negra de Salto fica localizada no Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” (Rua José Galvão, 104, Centro). Mais informações podem ser conferidas através do Instagram (@saraucafecompretos).