Sarau Musical e Missa Cantada celebram os 190 anos de Elias Lobo
No sábado (10), a partir das 10h, o público terá a rara oportunidade de apreciar uma seleção de peças da obra profana do compositor ituano Elias Álvares Lobo, reunida em um Sarau Musical, que celebra os 190 anos de seu nascimento.
O programa reúne peças para piano, modinhas, romances e lundus, além de uma ária para canto e coro e trechos da ópera A Noite de São João, programa que não é executado há mais de vinte anos em Itu. O evento será realizado no Centro de Estudos do Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, 140, Centro) com a participação da soprano Laura Duarte e do pianista Maestro Daniel Guimarães.
A iniciativa conjunta da celebração é do Museu da Música – Itu, Coral Vozes de Itu, Academia Ituana de Letras e Museu Republicano Convenção de Itu, da Universidade de São Paulo, com apoio do Museu Paulista e do Instituto Cultural de Itu.
Elias Álvares Lobo (1834 – 1901) nasceu em Itu, onde fez os primeiros estudos e iniciou a sua carreira musical. Viveu também no Rio de Janeiro, onde apresentou a primeira ópera brasileira em língua nacional (1860), quando foi aluno de Francisco Manoel da Silva e professor de Chiquinha Gonzaga. Viveu ainda em Itatiba, Campinas e São Paulo, cidades em que lecionou música, compôs obras musicais e deixou marca importante na atuação política, cultural e artística. Em 1873, Elias Lobo e seus irmãos, participaram da Convenção de Itu, considerado um republicano histórico; é de sua autoria o Hino Republicano de São Paulo, que também será apresentado no evento.
Em 2014, os seus descendentes, em parceria com o Instituto Cultural de Itu, trouxeram os restos mortais do célebre ituano para Itu, que repousam no Cemitério Municipal. Desde então, celebra-se anualmente o Dia Maestro Elias Lobo, a 9 de agosto.
No domingo (11), às 10h, haverá a Missa Cantada, com obras exclusivamente de Elias Lobo, com a participação da Schola Cantorum de Itu, na Igreja do Conventinho Nossa Senhora das Mercês (Rua Madre Maria Basília, 476, Centro), celebrada pelo Padre Salathiel de Souza, membro da ACADIL. Todos os eventos têm entrada franca.