Avião com 61 pessoas cai na cidade de Vinhedo

Aeronave havia saído de Cascavel, no Paraná, e tinha como destino Guarulhos, mas caiu na cidade de Vinhedo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Na tarde de sexta-feira (09), um avião com 57 passageiros e quatro tripulantes caiu na região do bairro Capela, na cidade de Vinhedo (SP), na Região Metropolitana de Campinas.

Segundo a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, trata-se de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). De acordo com informações da Prefeitura de Vinhedo, divulgadas pelo g1, as 61 pessoas faleceram.

Ainda segundo com o g1, a Polícia Militar recebeu o chamado às 13h28 na Rua João Edueta, próximo a Rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), e enviou equipes ao local. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, o avião caiu no condomínio residencial Recanto Florido.

Casas foram atingidas após a queda da aeronave. A informação foi confirmada pela Defesa Civil de São Paulo, que enviou uma equipe ao local. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também atenderam a ocorrência. A aeronave despencou quase quatro mil metros em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. 

Gabinete de crise

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou a criação de um gabinete de crise em Vinhedo para o suporte das equipes mobilizadas na ocorrência do acidente com a aeronave da Voepass Linhas Aéreas.

O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, e os comandantes das forças de segurança do estado e da Defesa Civil estão em Vinhedo auxiliando no trabalho. Além das equipes estaduais, também compõe o gabinete de crise o Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Governo do Estado do Paraná e profissionais de assistência social.

Um posto de comando avançado foi montado a aproximadamente 100 metros da ocorrência. O combate às chamas do local da queda foi finalizado. O Instituto de Medicina Social e Criminologia do Estado de São Paulo (IMESC) também vai auxiliar na identificação dos corpos.