Museu Asas de Um Sonho é reaberto em Itu

Na exposição sobre Santos Dumont em cartaz no Museu Asas de um Sonho, visitantes poderão conferir uma réplica do famoso avião 14-Bis (Foto: André Roedel)

No último sábado (10), ocorreu a reabertura do Museu Asas de Um Sonho, com a exposição “Santos Dumont – Pioneiros da Aviação”, agora no Centro Cultural Fábrica São Pedro, em Itu. O evento contou com a presença de Marcos Amaro, empresário responsável pelo espaço, seus familiares e amigos, além de autoridades, imprensa e entusiastas da aviação.

O prefeito Guilherme Gazzola (PP), o deputado federal Ricardo Salles (NOVO), pré-candidatos a prefeito e vereador estiveram no evento. As aeronaves que ficavam expostas no antigo Museu TAM, na cidade de São Carlos (SP), fechado há mais de dez anos, agora estarão expostas no espaço localizado no Centro Cultural Fábrica São Pedro.

No local é possível conferir a exposição inédita com réplica do 14-Bis e do Demoiselle, além dos históricos aviões São Paulo, desenvolvido por Dimitri de Lavaud, e o Blériot XI, de Louis Blériot. Também estão expostos itens pessoais do inventor brasileiro, como óculos, luvas e gorro, livro, negativos fotográficos, relógio e o icônico chapéu Panamá, marca registrada de Santos Dumont.

Nova exposição

Além da reabertura do Museu Asas de Um Sonho, Marcos Amaro prestou sua homenagem ao comandante Rolim Adolfo Amaro, com a abertura da exposição “The Magic Red Carpet”, que oferece um olhar profundo e inspirador sobre seu pai, um dos fundadores da TAM Linhas Aéreas, celebrando sua trajetória através de imagens e memórias. Nascido em 1942, Rolim desde jovem demonstrou uma paixão pela aviação. Com apenas 12 anos, seus sonhos já eram grandes, e aos 20 anos começou a enfrentar os desafios da indústria aeronáutica.

Mostra sobre o comandante Rolim Amaro também foi aberta no último sábado no Centro Cultural (Foto: André Roedel)

Rolim Adolfo Amaro é lembrado por seus valores fundamentais, como determinação, resiliência e empatia. Ele perseguia seus objetivos com foco, resistia às tentações e promovia um ambiente de troca de ideias com calor humano. Para ele, a convivência com amigos era uma celebração diária da vida. Rolim acreditava na importância da presença física para compreender melhor as pessoas e compartilhava suas experiências de vida para inspirar pelo exemplo de determinação e foco.

Exposição de Bia Doria conta com fragmentos da natureza descartados

Arte Sustentável

No mesmo dia, a artista plástica Bia Doria, esposa do ex-governador de São Paulo João Doria, recebeu convidados e empresários para a cerimônia de inauguração da sua exposição “Arte Brasil Sustentável”. O marido da artista esteve presente, assim como o empresário Marcos Amaro, sua esposa Ksenia, amigos e familiares da artista, além de outras autoridades e convidados.

Na mostra, fragmentos da natureza descartados, como raízes, troncos, cristais, pedras e mármores são transformados em peças de arte, fazendo com que as esculturas transmitam, também, uma mensagem de responsabilidade ambiental. A exposição segue aberta até o dia 15 de setembro, sempre de quarta-feira a domingo, das 11h às 17h.