Agosto Lilás: ações de combate à violência contra a mulher são realizadas em Itu
Este mês é marcado pela campanha “Agosto Lilás”, ação criada com o objetivo e combater a violência contra a mulher no Brasil. A campanha foi estabelecida em 2022, após sanção do então presidente da República Jair Bolsonaro (PL). A escolha do mês de agosto se deu porque nesse mês foi sancionada a Lei Maria da Penha, em 2006, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Além da conscientização, a campanha do Agosto Lilás prevê a divulgação dos órgãos de combate e suporte para atender mulheres em situação de violência, difundindo os canais de denúncia e quais são as medidas existentes para garantir a proteção de mulheres que sofrem violência.
Uma das grandes contribuições do Agosto Lilás é sua busca pela popularização de algumas informações vitais para combater a violência contra as mulheres.
A primeira delas é conseguir identificar um cenário de violência contra a mulher, uma vez que vai muito além da agressão física. Os tipos de violência que podem ser realizados contra uma mulher são: violência física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.
Em Itu, diversas ações estão programadas para acontecer neste mês. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, em parceria com a Guarda Civil Municipal, realizará encontros com palestras de informação e conscientização acerca do tema.
Os encontros serão realizados nos CRAS, exclusivamente para as famílias de usuários e na SEMSUR para os apenados que prestam serviços e os para servidores antes do horário de expediente. Haverá ainda palestra para guardas municipais e seus familiares.
Também serão distribuídos exemplares de um informativo intitulado “NÃO à Violência Doméstica e Familiar” em todos os locais onde haverá palestras e também no Centro de Referência da Mulher.
As palestras terão a participação da secretária municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, Alzira Guimarães, da coordenadora do CREAS, Marjorie Cristina Steiner, da representante da Comissão de Mulheres Advogadas da OAB, Dra. Daniela de Grazia e ainda de representante da Guarda Civil Municipal.
Confira o cronograma de palestras: SEMSUR – 21 de agosto às 7h45; Guarda Civil Municipal – 22 de agosto às 9h e CRAS Recriança – 22 de agosto às 14h; CRAS Frei Alípio – 23 de agosto às 13h;CRAS Pipa – 27 de agosto às 15h; CRAS Promai – 29 de agosto, às 9h e CRAS Bumba Meu Boi – 30 de agosto, às 8h30.
A partir do momento que o quadro de violência contra a mulher é identificado, o “Agosto Lilás” também tem grande importância em informar a população sobre os locais de denúncia. Atualmente, o Ligue 180 é o principal canal de denúncia para casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.
Essa central encaminha as denúncias para os órgãos responsáveis, além de monitorar o avanço das denúncias realizadas. Outras denúncias podem ser feitas pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil; pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos; e pelo Telegram, por meio do perfil Direitos Humanos Brasil. O atendimento no Ligue 180 funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.