Confira os projetos votados na sessão desta semana

A Câmara de Vereadores realizou na última terça-feira (20) a 23ª Sessão Ordinária de 2024, a primeira sem transmissão ao vivo por conta do Ato da Mesa Nº 01/2024, em cumprimento à Lei Eleitoral, que suspendeu a exibição ao vivo pela TV Câmara no YouTube.

Sendo assim, o JP não conseguiu conferir a sessão, uma vez que o expediente ocorreu durante o fechamento da edição de quarta-feira do jornal. Apesar disso, trazemos aqui os principais projetos que foram votados na sessão. Todas as proposituras em pauta, incluindo as que estavam em 2ª discussão, foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores.

Em destaque, o Projeto de Decreto Legislativo que concede ao Diácono Benedito Silveira Moraes o Diploma e Medalha Padre Bento. Em 1ª discussão, foi aprovado o projeto de autoria de Ricardo Giordani (PSB) que denomina o Centro de Experimentação em Linguagem – CEL como Maestro Professor Silvestre Pereira de Oliveira.

Segundo relatos de quem acompanhou a sessão, a mesma foi tranquila e rápida, como deve ser a tônica até as eleições. O único assunto mais polêmico estava no Expediente, quando foi lida correspondência do Tribunal de Contas de São Paulo sobre o acórdão referente às contas da Prefeitura de Itu relativas ao exercício de 2021.

O tribunal deu parecer favorável às contas do prefeito Guilherme Gazzola (Progressistas) daquele ano, porém fez uma série de apontamentos – que foram destacados pelo vereador Eduardo Ortiz (MDB), o único membro da Comissão de Finanças e Orçamento a não assinar o parecer favorável ao parecer prévio do TCE-SP. Normino da Rádio (Cidadania) e Mané da Saúde (PDT) votaram a favor.

O parecer das contas deve entrar em votação em breve. A próxima sessão ordinária da Câmara de Itu acontece na terça-feira (27), às 16h, sem transmissão pela internet.