Deputados Kim Kataguiri e Guto Zacarias visitam o JP

Os deputados Kim Kataguiri e Guto Zacarias estiveram na redação do JP (Foto: Divulgação)

Os deputados Kim Kataguiri (federal) e Guto Zacarias (estadual), ambos filiados ao União Brasil e integrantes do MBL (Movimento Brasil Livre), estiveram em Itu na tarde da última terça-feira (20) em ato de campanha de um candidato a vereador do grupo de Matheus Costa (PSD), candidato a prefeito de Itu.

Ao lado de outros apoiadores, eles percorreram a Rua Floriano Peixoto. Antes disso, visitaram a sede do JP, onde falaram um pouco sobre política. Acompanhados de Matheus e o candidato Derek Canarin, eles foram recebidos pelo chefe de redação André Roedel.

Segundo Kim, a estratégia do MBL para as eleições deste ano passou pela viabilidade dos candidatos. “Não só se a pessoa é leal ao movimento, defende as nossas bandeiras, princípios e valores, mas também se tem condições de vencer”, afirmou o parlamentar. São cerca de 40 candidatos apoiados pelo MBL em todo o Brasil, pensando já no pleito de 2026.

Guto Zacarias, que é vice-líder do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Assembleia Legislativa, disse que o MBL quer “exportar excelência”. Também afirmou que as decisões do movimento não passam pela relação que tem com Tarcísio. “A nossa relação é de trabalho na Assembleia Legislativa, então tem a ver com as medidas parlamentares. E nossa relação é muito boa”, declarou o deputado, destacando como principal feito a privatização da Sabesp que, segundo ele, vai fazer bem para várias cidades do Estado, incluindo Itu – vale destacar, porém, que a nossa cidade não é atendida pela companhia.

Os parlamentares também comentaram sobre o “boicote” realizado pelo União Brasil à pré-candidatura de Kim Kataguiri à Prefeitura de São Paulo, que agora apoia Ricardo Nunes (MDB) à reeleição. Para evitar esse problema no futuro, os integrantes do MBL apostam na criação de um partido próprio para a disputa das próximas eleições. “A ideia do MBL é de fato ser um movimento majoritário, que não é mais um partido político que compõe com um governo de ocasião”, apontou Kataguiri.

Nascido em Salto e criado em Indaiatuba, o deputado federal comenta que tem grande ligação com Itu, onde passeava na infância. “A cidade de Itu tem tudo para estar no topo do ranking das cidades com maiores IDHs (índices de desenvolvimento humano). Itu é uma cidade bem estruturada. Falta, na minha avaliação, uma gestão com vontade política para levar esse desenvolvimento para frente”, afirmou Kim, que declarou apoio a Matheus Costa, assim como Guto. O candidato a prefeito agradeceu o apoio. “Ter o apoio de vocês em nossa candidatura vai fazer toda a diferença”, declarou.