ACADIL celebra os 500 anos de Camões no sábado

Prof. Dr. Jean Pierre Chauvin, convidado da ACADIL, revela a relevância da obra lírica de Camões (Foto: Cecília Bastos/USP Imagens)

No próximo sábado (05), a partir das 10h, a Academia Ituana de Letras (ACADIL) celebrará os 500 anos de nascimento do primeiro grande escritor da língua portuguesa, Luís Vaz de Camões, cujo poema épico “Os Lusíadas” está ligado às grandes navegações portuguesas.

A comunicação “Poesia lírica de Camões, além do biografismo”, pelo Prof. Dr. Jean Pierre Chauvin, convidado da ACADIL, revela a relevância da obra lírica de Camões, editada postumamente, em 1595, na coletânea “Rimas”. O pesquisador propõe-se a analisar que, nem sempre, as perspectivas de leitura dessa obra levaram em conta os preceitos retórico-poéticos e os poetas modelares com que seus versos dialogavam, sobretudo desde a longa tradição da Antiguidade greco-latina ao século XVI.

Jean Pierre Chauvin é livre-docente na Escola de Comunicações e Artes (USP), onde pesquisa e leciona Cultura e Literatura Brasileira. Atua no Programa de Pós-Graduação Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Na mesma reunião a ACADIL receberá o Prof. Fernando Buzzetto. O escritor, inspirado em Agatha Christie, tem se dedicado à produção de histórias de suspense em que retrata a realidade brasileira, tendo a mulher como protagonista. 

Após a publicação do conto Acuada e dos romances Nosso Rancho e Teimosa, na reunião da ACADIL, Fernando lançará o seu novo romance noir “Mentiras”. A trama retrata três irmãs, cujas vidas estão entrelaçadas pela história da família entre Belo Horizonte e o interior de São Paulo. A história se passa no tempo da Ditadura Militar e nos dias atuais, guardando o segredo amargo de desejos, paixões proibidas, vidas duplas, crimes e mistérios ocultos pelo tempo. A cada descoberta, em cada sombra vasculhada, uma rede de mentiras se revela, e a semente da paranoia cresce para colocar em risco a confiança e os laços de sangue que unem a família. O novo romance noir é editado pela FoxTablet e estará disponível para aquisição. 

A Academia Ituana de Letras é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada em 1992 e formada por trinta e seis escritores. A reunião da ACADIL é aberta ao público em geral e acontecerá no Espaço Euclydes Marins e Dias, à Rua Luiz Vaz de Camões, 157, Jardim Convenção, Itu.