Bombeiros e Defesa Civil de Itu controlam incêndio no Pinheirinho
Um incêndio de grande proporções foi registrado na noite desta terça-feira (1º) na região da Estrada do Pinheirinho, em Itu. A fumaça e o cheiro de queimado se espalharam por toda a região central da cidade, segundo relatos de moradores. O fogo foi extinto por volta da 1h da madrugada e não houve feridos.
Segundo a Prefeitura, os agentes fiscais de meio ambiente ainda estão avaliando as dimensões da queimada para identificar todas as áreas que foram vítimas e os proprietários dos locais onde ocorreu o incêndio serão responsabilidades na medida de sua culpa. Ainda segundo a administração, inicialmente verificou-se que a maior parte da queimada ocorreu em propriedades privadas.
O local atingido é área de cerrado, que envolve parte antigo aterro sanitário já desativado. Atualmente, Itu já usa o novo CTR (Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos), em localidade distinta. O incêndio foi contido pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil, que contaram com o suporte da CIS (Companhia Ituana de Saneamento) no reabastecimento imediato dos caminhões de água.
A Defesa Civil permanece de plantão, juntamente com o Corpo de Bombeiros e os núcleos de Proteção e Defesa Civil, considerando que, normalmente, os focos de incêndio ocorrem a partir do meio da tarde até o início da noite.
Prevenção
O Departamento de Proteção e Defesa Civil do município em Itu atua initerruptamente para orientar a população sobre os riscos das queimadas. Como parte da orientação sobre prevenção são distribuídos folders informativos em pontos estratégicos como escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e feiras livres.
Os integrantes da Defesa Civil de Itu receberam, neste ano, qualificação da Defesa Civil Estadual e promovem treinamentos pessoais para os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (formados por brigadistas dos núcleos e bombeiros civis voluntários).
A Defesa Civil de Itu informa ainda que a adquiriu uma bomba de água com capacidade para 600 litros, que é acoplada a uma viatura e utilizada no combate ao fogo e recebeu do Governo do Estado um kit de estiagem, composto, entre outros itens, por abafador, EPI (Equipamentos de Proteção Individual), e materiais utilizados durante as operações.
As queimadas, além de danos ambientais envolvendo fauna e flora, propiciam o agravamento de quadros de saúde em pessoas com problemas respiratórios, contaminação dos córregos e rios e podem ainda evoluir para incêndios de grandes proporções, acarretando destruição, perdas materiais e ceifar vidas humanas.