Queima de fogos causa incêndio em parte do Parque Taboão em Itu

Fotos e vídeos foram anexados ao boletim de ocorrência, indicando a relação entre os dois episódios (Foto: Divulgação)

Na tarde desta terça-feira (08), um incêndio parcial foi registrado no Parque Taboão, no bairro Itu Novo Centro, na cidade de Itu, ao lado do estacionamento do Paço Municipal.

De acordo com informações da administração municipal, o incêndio parcial ocorreu em área diante de uma hamburgueria, causando danos ambientais e colocando em risco a fiação elétrica próxima ao local das chamas, além de ameaçar a integridade dos veículos de munícipes e servidores públicos no estacionamento. 

“A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados e conseguiram extinguir o incêndio antes de consequências mais graves. Imagens de câmeras estão sendo analisadas em busca da autoria do ato, sendo possível afirmar no momento que os artifícios deflagraram fumaça na cor verde e os autores foram vistos correndo, fazendo sinais de despedida em direção ao prédio”, destaca a Prefeitura à reportagem.

Ainda de acordo com nota da administração municipal, “esse foi o segundo ato da mesma natureza, já que no dia anterior (07), dois indivíduos também deflagraram uma bateria de fogos em um terreno vizinho à Prefeitura, ao lado de uma academia de ginástica. Por sorte, no primeiro caso, não houve incêndio.”

A Prefeitura formalizou queixa com a elaboração de um boletim de ocorrência sobre o episódio, que, ainda de acordo com a administração municipal, “além de descumprir lei municipal sobre soltura de fogos, incorre em crime ambiental”. No boletim de ocorrência, foram anexados vídeos e fotos indicando a relação entre os dois episódios.

Embora a Prefeitura tenha destacado que imagens de câmeras estão sendo analisadas em busca da autoria do ato, em suas redes sociais o prefeito Guilherme Gazzola (PP) acusou que as ações teriam sido realizadas por pessoas ligadas ao prefeito eleito Herculano Passos (Republicanos).

A reportagem do Periscópio esteve em contato por meio da assessoria de Herculano, que informou não ter recebido oficialmente nenhuma acusação formal.