Exposição “Sustentar o efêmero” terá desdobramento na Casa do Barão
O desdobramento da exposição “Sustentar o efêmero” no Centro de Estudos do Museu Republicano, a famosa Casa do Barão no centro histórico de Itu, propõe dialogar diretamente com a meta do Museu Republicano de abrir questionamentos à formação histórica e cultural brasileira, pois esta é uma exposição feita por mulheres que lutam por um reconhecimento da potência de seus trabalhos.
A visitação acontece dia 26 de dezembro de 2025, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Centro de Estudos fica na Rua Barão de Itaim, 140, Centro. O grupo Rosa Choque – composto por 12 mulheres entre artistas, curadoras, colecionadoras e educadoras – se reúne online quinzenalmente para refletir e propor formas de legitimação de suas trajetórias.
A invisibilidade do trabalho das mulheres dentro e fora de casa, as lutas por manter avanços sociais conquistados e contra a violência e o resgate da memória, são algumas recorrências desse conjunto de trabalhos reunidos agora acrescidos pelos trabalhos da artista Thiá Sguoti, que é convidada na mostra do Centro de Estudos, por apresentar em suas obras o interesse como uma pessoa não binária, que se aprofunda no mundo das ambiguidades de gênero.
As instituições trabalham hoje no sentido de serem lugares de inclusão, espaços democráticos e através dessa parceria entre espaços independentes e o Centro de Estudos do Museu Republicano, levamos avante a ideia de “Sustentar o efêmero”, ampliando o diálogo com o público ao ocupar diferentes espaços que trabalham no sentido de mostrar singularidades dentro das diversidades que o coletivo sempre representa.
A exposição acontece simultaneamente no Estúdio Extraordinário, que fica localizado na Rua Dr. Graciano Geribello, 24, Centro.