Rotary realiza a 4ª edição do Projeto “Ver Melhor”
Durante o mês de outubro, o Rotary Club de Itu e seus parceiros profissionais da saúde oftalmológica, bem como empresários do setor de óticas, realizaram mais uma edição do seu Projeto Ver Melhor. Desta vez os alvos do projeto foram estudantes do Ensino Fundamental, com idades variando de 6 a 10 anos, do Centro Promocional Madre Teodora, de Itu. Dentre mais de 280 pré-avaliados, 13 foram detectados com deficiências importantes. E todos eles foram contemplados com as consultas médicas e os óculos.
O projeto consistiu inicialmente em uma pré-avaliação, na escola, por profissional do ramo óptico. Em datas previamente agendadas, rotarianos dirigiram-se à escola para encontrar-se com a criança, seu responsável e um dirigente da escola. Cada criança foi levada a uma consulta particular gratuita com médico oftalmologista parceiro, acompanhada do rotariano e do responsável.
Feitos os exames e em se confirmando a deficiência visual, munida da respectiva receita, imediatamente a criança seguiu – acompanhada do rotariano e também de seu responsável – até a ótica parceira para aviar a receita. Cada criança saiu da ótica usando seus óculos e, muitas vezes, admirada e encantada pelo que passa a ver com perfeição, inclusive lendo o que não conseguia ou entendia. Da mesma forma que foi recolhida na escola, a ela retornou com os mesmos acompanhantes e foi recebida pelo dirigente da instituição.
A expressão de satisfação que a criança demonstra ao colocar os óculos é contagiante e estimulante para seguir em frente com novas edições do Projeto Ver melhor. A 4ª edição do Projeto “Ver Melhor” do Rotary Club de Itu foi realizada graças aos parceiros médicos Dr. Claudionor Barbato, Dra. Elizabeth Mota Gonçalves e Dr. Fernando Amorim. E das óticas Carone, Damazio, Layne, OPT, Requinte e Santoro.