Ana D’Elboux promete atuação além da causa de defesa animal
Eleita com 1.202 votos, Ana D’Elboux (Republicanos), nascida e criada na cidade de Itu, foi a oitava mais votada para vereadora nas eleições municipais deste ano e, nesta semana, esteve na redação do JP para comentar sobre a votação e os projetos que pretende colocar em prática a partir de 2025.
Sobre a campanha, Ana destacou que foi bem concorrida, contando com a presença de cinco candidatos ligados à causa animal, porém ela acredita que o trabalho realizado ao conquistar emendas para o município e o castramóvel foram fundamentais para sua eleição, além do trabalho feito de porta em porta.
“A gente foi muito bem recebida. Gostei muito da campanha e o importante, o que mais me deixou grata, foi o reconhecimento ao meu trabalho, a luta de todos esses anos para combater os maus-tratos, o abandono, as adoções responsáveis. Foi uma campanha limpa, de carinho, de reconhecimento”, destaca a parlamentar eleita.
Ana reforça que a conquista de emendas e a presença de um castramóvel na cidade foram conquistadas por ela “apenas” como munícipe, não possuindo um mandato. Ela concorreu nas eleições municipais de 2020, porém não se elegeu. “[O castramóvel] é uma das soluções para a gente amenizar os maus-tratos, o abandono e as doenças zoonóticas”, diz a vereadora eleita.
Após as eleições deste ano, Ana esteve em uma oportunidade na Câmara Municipal. “Me receberam super bem”, diz ela. Porém, ela ainda não teve contato com os demais vereadores eleitos.
Sobre os demais edis eleitos, ela destaca Patrícia da ASPA (PSD), também representante da causa animal. “A gente tem que se unir pela causa animal pra gente evoluir e trazer melhorias”, afirma.
“Acredito que a Patrícia tenha o trabalho dela, muito bem feito. Eu também tenho o meu trabalho, eu acho que a gente, unindo as ideias, a visão, mesmo algumas diferentes, acaba trazendo melhorias”, complementa.
Ana analisa ainda a Câmara eleita para a Legislatura 2025-2028. “Teve uma mudança boa na Câmara e acredito que essa renovação vai trazer muita melhoria e benefícios para a população. Temos quatro mulheres agora, acredito que seja a primeira vez, isso é bom, as mulheres estão ganhando espaço na política e o reconhecimento da população é muito importante, essa renovação e essa união de todos”, destaca.
Sobre esse fato inédito de quatro mulheres como vereadoras a partir do próximo ano, Ana acredita que a sociedade está mudando. “Aos poucos a gente vai ganhando espaço, vai mudando, o povo vai reconhecendo, vai vendo o trabalho. Eu acredito que nessas eleições a população votou mais conscientemente, ela analisou quem eram os candidatos. A gente percebeu o interesse da população querendo mesmo, preocupada em saber”.
“A mulher enfrenta desafios na política, tem preconceito por parte dos homens, já passei em alguns momentos, mas a gente tem que lutar por nosso espaço. A mulher pode ocupar o espaço que ela quiser, é só ela buscar e lutar por aquilo que ela deseja”, desabafa Ana.
Após a eleição, Ana conversou com o prefeito eleito Herculano Passos (Republicanos) sobre melhorias que gostaria de fazer com o auxílio do Executivo, principalmente no Centro de Controle de Zoonoses. Além disso, a parlamentar tem como projeto trazer um castramóvel efetivo para Itu e a implantação da “Farmácia Pet” no futuro Hospital Veterinário Público.
Ana promete trabalhar não somente pela causa animal. “Vou fazer o meu melhor. Vou fazer o possível e o impossível para melhorar a situação do município, não só na causa animal, mas na área da saúde e do esporte também”.
Para encerrar a parlamentar eleita, faz um agradecimento. “Agradecer a cada voto. A partir do dia 1° de janeiro meu gabinete estará disponível para atender a população. E podem esperar de mim muita vontade, dedicação, trabalho e conscientização. Vou fazer o meu melhor”, encerra.