Cinerama: Os Quebra-Nozes
Nutcrackers, Comédia dramática, 2024 | Direção: David Gordon Green | Classificação indicativa: 14 anos | Duração: 1h44 | Disponível no Disney+
Típica comédia dramática de Natal, “Os Quebra-Nozes” acompanha Mike (Ben Stiller), um clássico workaholic certinho. De repente, ele precisa viajar para a zona rural de Ohio para cuidar dos seus quatro sobrinhos depois que os pais dele (irmã e cunhado de Mike) morreram em um acidente de carro e agora ele é o único responsável por eles.
No mais improvável dos lugares, os quatro irmãos e Mike encontram um lugar mais amoroso e aconchegante com uma reviravolta inesperada das circunstâncias. Dirigido por David Gordon Green (que vem realizando filmes de terror, como o péssimo “O Exorcista: O Devoto”), o longa-metragem disponível no Disney+ se esforça em criar um melodrama gostosinho de assistir nesta época do ano, mas não consegue.
Talvez tenha o “coração peludo” demais, talvez tenha sido muito crítico, mas a produção só conseguiu me emocionar em um breve momento. Logo comecei a reparar no roteiro pouco inspirado, na atuação automática de Ben Stiller (que tenta emular sua grande performance no ótimo “A Vida Secreta de Walter Mitty”) e nos diversos clichês presentes. Parece que a trama foi produzida pelo ChatGPT com o seguinte comando: “escreva o roteiro de uma comédia dramática que tenha redenção, tragédia familiar, quatro crianças e um balé de Tchaikovski…”
Os bons momentos de “Os Quebra-Nozes” ficam com as travessuras cometidas pelos irmãos vividos pelos astros mirins Homer Janson, Ulysses Janson, Arlo Janson e Atlas Janson – mas mesmo a relação entre eles e o tio não é bem explorada. Infelizmente a produção acaba sendo decepcionante, mas pode agradar os mais emocionados com o clima natalino.
Nota: ★★