Regimento Deodoro participa da Operação Perseu

O Regimento Deodoro empregou 160 militares para apoiar com fogos de artilharia a manobra da 11ª Brigada Infantaria Mecanizada (Foto: Soldado Cruz/Regimento Deodoro)

O 2º Grupo de Artilharia de Campanha  (GAC) “Regimento Deodoro” – Quartel de Itu,  participou entre 25 de novembro e 5 de dezembro da Operação Perseu, o maior exercício militar de 2024. A operação foi concluída na cidade de Resende (RJ), no campo de instrução da Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN.

A Operação PERSEU mobilizou cerca de 8 mil militares de cinco Comandos Militares de Área, 62 blindados, mais de 1000 veículos não blindados e 30 aeronaves na região do Vale do Paraíba, incluindo as cidades de Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba, Lorena, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Silveiras e Areias e contou com um operacional realizado no Comando de Aviação do Exército, na cidade de Taubaté (SP).

O exercício envolveu diversas atividades militares, com destaque para os deslocamentos de tropa a pé, em veículos blindados e não blindados, operações aeroterrestres com emprego de helicópteros, transposição de curso d’água, combate urbano e simulação de fogos reais pela artilharia e a aviação.

O exercício foi considerado uma oportunidade de treinamento para a Força Terrestre, pois simula diversas situações de combate, permitindo que os militares aprimorem suas habilidades em um ambiente controlado a fim de estarem aptos a atuar em missões de defesa da pátria, cooperação interagências, coordenação com órgãos civis e apoio à política externa.

No contexto de uma operação ofensiva, o Regimento Deodoro empregou três subunidades (160 militares) para apoiar com fogos de artilharia a manobra da 11ª Brigada Infantaria Mecanizada, que consistia na realização da transposição do Rio Paraíba do Sul, seguida do investimento em localidades (Silveiras e Areias) e da realização de junção com tropas aerotransportadas na região de Resende.

Após dez dias de exercício, o Regimento Deodoro realizou tiros reais com seus Obuseiros Oto Melara 105mm, no campo de instrução da Academia Militar das Agulhas Negras.