Museu Republicano de Itu oferece atividades gratuitas nas férias
Já imaginou tomar um chá da tarde no Jardim do Museu? Ou embarcar em uma mediação interativa com a Cuca e o Saci, com obras de Tarsila do Amaral? E que tal se aventurar nas histórias fascinantes sobre os monstros do Rio Tietê? Para as crianças se divertirem nas férias, o Museu Republicano “Convenção de Itu” preparou uma programação educativa para janeiro de 2025, que convida a conhecer a cultura brasileira de maneira criativa.
A grade prevê atividades como oficinas de modelagem de louças, de preparação de tintas com elementos naturais e oficinas de pintura inspiradas na obra de Miguel Dutra e Tarsila do Amaral, entre os dias 8 e 24 de janeiro, com inscrições gratuitas.
As inscrições devem ser feitas antecipadamente via e-mail (edu.mrci@usp.br) ou telefone (11) 4023-0240, menu 3. O Museu Republicano Convenção de Itu fica localizado na Rua Barão de Itaim, 67, Centro, e funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Já o Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu fica na Rua Barão de Itaim, 140, Centro e funciona de segunda à sexta das 8h às 17h. Confira mais informações: https://museurepublicano.usp.br.
Confira a programação completa:
Oficina: Modelando as louças do meu banquete
08/01 às 14h
A partir da Exposição “Cardápios e banquetes na Primeira República” será realizada atividade para o público infantil. A atividade é dividida em duas etapas: na primeira, após uma breve visita à exposição, as crianças serão convidadas para uma oficina de criação de louças com massinha branca e a produção de um cardápio. No segundo momento, as crianças poderão se vestir com chapéus e gravatas para participarem de um delicioso “Chá da Tarde” no jardim do Museu. Vagas limitadas a 20 participantes, a partir de 5 anos.
Oficina: A cuca e o saci visitam a exposição Tarsila depois de Tarsila
10/01 às 14h
Inaugurada em 2024, a exposição “Tarsila depois de Tarsila” traz uma faceta pouco conhecida de uma das maiores artistas plásticas do Brasil, com pinturas de retratos de Convencionais que participaram da “Convenção de Itu” (1973). Com uma mediação interativa e diferente, com a participação especial de personagens como a “Cuca” e o “Saci”, os participantes serão convidados a realizar uma pintura de Autorretrato. Vagas limitadas a 10 participantes, a partir de 2 anos.
Oficina: República! Liberdade! E…Colagem?
11 e 12 de janeiro, às 14h
A Convenção de Itu realizada em 18 de abril de 1873, na residência de Carlos de Vasconcelos de Almeida Prado, foi considerada a primeira reunião oficial dos republicanos no Estado. Originária dos clubes radicais defensores do liberalismo e do positivismo, organizados entre 1871 e 1872. Nesta atividade, propõe-se a criação de uma nova representação sobre a Convenção de Itu, estabelecendo uma reflexão acerca das reivindicações republicanas da época. Vagas limitadas a 20 participantes, a partir de 10 anos.
Oficina: Preparação de tintas com elementos naturais
15/01 às 14h
O Serviço Educativo do Museu Republicano realiza oficinas de pintura sobre as obras do aquarelista Miguel Arcanjo Benício da Assunção Dutra (1812-1875). A atividade, voltada para o público infantil, tem como objetivo valorizar e difundir a obra do artista do século 19 pertencente ao acervo do Museu. Vagas limitadas a 20 participantes, a partir de 5 anos.
Oficina: Viagem a “Praça do Carmo” do Século XIX por meio da aquarela de Miguel Dutra
16/01 às 14h
Esta oficina de pintura, voltada para o público infantil, aborda as obras do aquarelista Miguel Arcanjo Benício da Assunção Dutra (1812-1875), a partir de um passeio pela Praça do Carmo para a observação da paisagem atual do local, a fim de comparar a aquarela produzida pelo artista em 1841. Na volta ao Museu, os participantes são convidados para pintar uma aquarela da paisagem atual da praça. Vagas limitadas a 10 participantes, a partir de 7 anos.
Contação de história: Os monstros do Rio Tietê
22/01 às 14h
O Rio Tietê, um dos maiores e mais importantes rios do Estado de São Paulo, foi um caminho importante para a conquista europeia no território americano. A exposição “Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções”, expõe telas e objetos sobre o cotidiano dessas viagens. Neste sentido, a partir da tela Monstro fluvial Piracangava, de Nair Opromolla, de 1943, em exposição, os visitantes serão convidados para a contação de história. Vagas limitadas a 20 participantes, a partir de 4 anos.
Oficina: Brincando com o acervo: Bonecas de papel
24/01 às 14h
Em 2023, foram incorporadas representações femininas às narrativas das exposições do Museu Republicano. Em “Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções” foram as seguintes telas: “Dama de Porto Feliz com mucama” e “Mulheres do povo em Porto Feliz”, de Niccoló Petrilli; e “Caboclas no sertão do Tietê”, de Adrien Henri Vital van Emelen. A partir dos retratos do acervo do museu com representações femininas, os participantes serão convidados a criar uma boneca de papel em que será possível refletir acerca das vestimentas e da representação social das retratadas. Vagas limitadas a 20 participantes, a partir de 5 anos.