Cidade de Itu conta com seu primeiro parklet
Quem trafega diariamente pela Rua Santa Rita, no Centro, desde dezembro deve ter notado um espaço inovador em frente à loja Amora Maria. Trata-se de um parklet, o primeiro da cidade de Itu. O parklet foi idealizado pelo proprietário do estabelecimento, Omar de Oliveira Pitoli.
O parklet foi inaugurado com base em uma lei aprovada no ano passado e após autorizações necessárias, incluindo a do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), uma vez que a loja encontra-se no Centro Histórico.
“O parklet é um projeto super inovador para a cidade, trazendo um espaço público integrado ao privado, perfeito para uma cidade turística como Itu. Além de ser algo novo por aqui, ele valoriza o Centro Histórico e oferece um local agradável para moradores e visitantes”, destaca Omar.
Sobre a ideia do projeto, o proprietário da loja – que também é uma cafeteria – explica. “A ideia veio através de referências em viagens. Muitas cidades do Brasil já têm e é um sucesso, como em São Paulo e Rio de Janeiro. O parklet é uma realidade no mundo. Onde ele existe, é um sucesso, porque ele integra a rua com o privado, as pessoas e a área urbana. E o mais bacana disso é a questão do investimento, pois é zero dinheiro do contribuinte”, destaca.
“O parklet é feito pela empresa, mantido pela empresa e o espaço se torna público. As pessoas da rua, a comunidade, ganham com isso e é feito dentro de uma vaga de estacionamento, ele não pode ser feito obstruindo a calçada e nem a rua de passagem, apenas uma vaga. Acaba substituindo uma vaga por uma mini praça pública, vamos dizer assim. E tem sido um sucesso, não só clientes da loja e da cafeteria param ali”, explana o comerciante.
“Espero estar contribuindo para a cidade, para Itu voltar a ser gigante como sempre foi conhecida e fomentar o turismo. Espero que com esse projeto a gente consiga estimular novos comerciantes, as pessoas a virem mais para o Centro da cidade”, comemora Omar.
Sobre a ocupação de uma vaga para estacionamento para a colocação do parklet, Pitoli explica. “Como a gente ocupa uma vaga, nós validamos vagas de estacionamento privadas para nossos clientes e consumidores. Aqui neste imóvel por 50 anos foi vaga de garagem, nunca foi uma vaga de carro. Então Itu só ganha com esse incentivo, com essa lei nova e espero de verdade que haja novos comerciantes animados com a ideia”, conclui o comerciante.